Menu

Cidades

Ruim com eles, pior sem eles

bike

 

Por Sandro Peixoto

sandro-peixoto-praca-santos-dumont-buzios-300x225
Sandro Peixoto por 12 anos foi o principal repórter de O Perú Molhado, com uma verve invejável tronou-se um dos principais formadores de opinião de Búzios. Cronista de texto ácido, é , junto com Victor Viana, fundador do Prensa de Babel. Na foto, posa no quintal de sua casa: a praça Santos Dumont

Toda decisão tomada movida por emoção tende a ser equivocada. Foi o que aconteceu esta semana quando o juízo de Búzios proibiu a Guarda Municipal de fazer blitz para verificar a situação de carros e motos. A emoção foi causada por um vídeo aonde se via um guarda imobilizando um cidadão. O vídeo viralizou- como se diz hoje em dia- e virou pauta na câmara. Na casa legislativa os 5 raivosos deitaram e rolaram e o que era apenas um caso de conflito no trânsito, como tantos outros se transformou em mais uma Bandeira da oposição.  Resultado: para matar o carrapato, resolveram matar a vaca. A proibição do trabalho da Guarda favorecerá apenas os cidadãos ilegais, os ladrões de carros e motos e os traficantes que fazem da Bento Ribeiro Dantas o corredor do tráfico com suas motos. Essa é a rota entre a periferia e o centro da cidade.

 

Todo mundo sabe que o Estado do Rio de Janeiro passa pela maior crise de sua história e que todos os setores foram afetados com cortes. As policias Militares e Civil estão com salários atrasados e com dificuldades imensas para trabalhar. A Guarda supria um pouco essa defasagem. A guarda pode até não ter poder de polícia, mas sua presença ostensiva gera na sociedade uma certa tranquilidade, mesmo porque alguns guardas mais parecem policiais com tantas divisas nos ombros. Antes do vídeo da imobilização, a reclamação maior era que a Guarda estava multando e rebocando demais. Diziam as más línguas que a ordem teria vindo de cima, para aumentar a arrecadação nesses tempos de vacas magras. Pode ser: mas temos que concordar com uma coisa. Ninguém foi rebocado estacionado em lugar correto nem teve o carro apreendido com os documentos em dia.

A verdade é que poucas pessoas gostam de controle. Andar acima do limite, sem cinto de segurança, com a habilitação vencida e com o IPVA atrasado é quase uma praxe no Brasil. O Estado que corra atrás dos delinquentes, pois se deixar ninguém dá satisfação nenhuma. É preciso ficar em cima vigiando, cobrando, ensinado, reclamando. O brasileiro parece que não cresce, não evolui como ser humano. Está sempre entre o limite da ilegalidade, seja por preguiça, ou por irresponsabilidade mesmo.

O fato é que a polícia sair das ruas, e a Guarda idem, a bagunça será total. O controle pode até parecer exagerado ou ditatorial, mas até a democracia precisa de limites e regras senão ela se perde por excesso de democracia.

https://prensadebabel.com.br/index.php/2017/05/02/guarda-municipal-nao-pode-mais-fazer-blitz-de-transito-em-buzios/

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Deputada Marina do MST e Cepro realizam reunião em Rio das Ostras para discutir temas sociais urgentes

Búzios é finalista no prêmio Melhores do ano da gastronomia 2024

Búzios recebe o 3º Encontro de Numismática de 24 a 25 de maio

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos