Search
Degradê com CSS

Rio das Ostras sanciona lei de enfretamento do parto prematuro

Ambulatório-Follow-UP-Divulgação-Ambulatório-Follow-UP-já-realiza-atendimento-de-bebês-prematuros-no-Município

Com a lei, atividades e mobilizações sobre o tema serão realizadas anualmente no mês de novembro

Com aprovação da Câmara de Vereadores de Rio das Ostras, o prefeito Marcelino Borba sancionou há uma semana a Lei 2297/2019, que dispõe sobre a realização anual de ações relacionadas ao Enfrentamento do Parto Prematuro durante o mês de novembro, tornando assim a Campanha “Novembro Roxo”.

A data fixada como o “Dia Municipal da Prematuridade” é dia 17 de novembro. De acordo com a lei, serão realizadas anualmente atividades e mobilizações direcionadas ao enfrentamento do parto prematuro com foco na prevenção do nascimento antecipado e na conscientização sobre os riscos envolvidos, bem como na assistência, proteção e promoção dos direitos dos bebês prematuros e suas famílias. A Lei entrou em vigor na data de sua publicação, 21 de novembro.

A fisioterapeuta Daniela de Lima, que atua no Ambulatório de Follow UP de Rio das Ostras, considera de extrema relevância o interesse das esferas políticas nessa temática.

“É através de leis que caminhamos em direção as políticas públicas que tanto almejamos, para que as ações alcancem o máximo da população. Nós, enquanto trabalhadores do SUS e do Ambulatório de Follow Up do Município, temos muito a comemorar. Tenho certeza de que nossos usuários também estão muito felizes com a visibilidade do tema que eles vivenciam no dia a dia”, ressaltou Daniela, lembrando que desde 2015 já são realizadas algumas ações de comemoração do Novembro Roxo, mas que com essa Lei haverá uma adesão ainda maior para a causa.

TRABALHO LOCAL – O Follow Up é um ambulatório de seguimento dos bebês prematuros, bebês com síndromes, bebês que ficaram internados em UTI neonatal e dos que têm a possibilidade de apresentar algum atraso no seu desenvolvimento. Em Rio das Ostras, o Ambulatório de Follow UP funciona, atualmente, no Posto de Saúde D. Edmeia, em Nova Esperança. O acolhimento às crianças novas acontece às quintas-feiras, mediante encaminhamento e marcação prévia no local.

Em breve, este atendimento será realizado em novo endereço, que será divulgado pelo site da prefeitura

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Documentário celebra 20 anos do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival

Macaé abre 302 vagas de trabalho em diversas áreas

Adeus a Gabriel Peixoto, um mineiro buziano

Julgamento de Carlos José de França pelo assassinato de Florencia Aranguren será em abril

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!