Blogs

Blogs

Menu do site

Publicidade
[views count='0' print='1']

Raul Silvestre, o jornalista

Um dos maiores jornalistas do país é também de Búzios

Raul Silvestre é gaúcho, mas viveu no Rio de janeiro mais tempo que em seu estado de origem – é um dos gaúchos mais cariocas do Brasil, mora há 9 anos em Búzios, onde é querido por todos.  Raul é jornalista e hoje faz parte da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) – associação histórica da categoria, e trabalhou em importantes veículos de comunicação do Brasil. Na histórica TV Manchete teve um feito e tanto: participou na criação do memorável “Documento Especial”, apontado até hoje por muitos críticos como um dos principais programas jornalísticos investigativos na história da televisão brasileira.

A relação de Raul com a Manchete começou antes mesmo de ser inaugurada a TV em junho de 1983. Formado em jornalismo pela PUC do Rio de Janeiro, Silvestre teve sua primeira experiência profissional em 1971 na editora Bloch, que mantinha o sucesso editorial Revista Manchete e outras. Raul entrou na editora através de um curso que existia na época e pôde trabalhar na “Revista Manchete” e na “Fatos e Fotos”.

Publicidade

Alguns anos mais tarde, em 1985, entrou para o “time de primeira” do jornalismo da emissora, ajudando a criar o “Documento Especial”. No programa também trabalhou como repórter e editor. Dentre as matérias que mais marcaram Raul Silvestre está o programa que falou sobre o espiritismo e sobre a vida e obra de Chico Xavier – Algumas das reportagens dessa época podem ser encontradas no Youtube.

Desde a ideia, planejamento e os pilotos necessários gravados demoraram seis meses para o “Documento Especial” criar vida. Em 1990, Raul saiu da emissora para trabalhar no “Globo Repórter” da “TV Globo”. Voltaria seis anos mais tarde, no ano de 1996 e ficaria até o fim trágico da Manchete, em 1999. A “RedeTV!” é considerada hoje como a sucessora da Manchete.  Raul Silvestre trabalhou como repórter e editor nos programas “Documento Especial”, “Manchete Rural”, “Programa de Domingo”, entre outros.

Com a falência da emissora, o jornalista voltou para a “TV Globo” e trabalhou no “Linha Direta”. Atualmente, Raul está fora da televisão, hoje é documentarista e também trabalha com marketing político. Um arquivo ambulante do carnaval de rua do Rio de Janeiro, criou e mantém a TV Bloco há mais de 10 anos – com registros de quase 30 anos de imagens e fotos do carnaval do Rio. Em 2015, o veterano jornalista, foi homenageado durante a maior festa popular do país na “Cidade Maravilhosa”.

Raul pretende escrever um livro sobre suas memórias profissionais. Os documentários atuais são sobre a história de Búzios, onde mora, e sobre Macaé, onde trabalha.  Está entre essas grandes figuras que Búzios consegue atrair pra si.

Publicidade

Mais Lidas

‘Morte Materna Zero’ é tema de treinamento em Búzios

[views count="1" print="0"]

Verão Búzios começa com shows de Carol Biazin e Sandra de Sá no Fishbone

[views count="1" print="0"]

Maricá terá 19 palcos em diversos pontos de folia no Carnaval

[views count="1" print="0"]

A maré tá boa pro Sapato, brother arremata ‘Poder Curinga’ da semana

[views count="1" print="0"]

Procon de Cabo Frio fiscaliza cobrança de consumação mínima na Praia do Peró

[views count="1" print="0"]

Ricardo Alface vence a prova do anjo e entrega monstro aos brothers Gabriel Santana e Domitila

[views count="1" print="0"]

Últimas Notícias

Escritora Vanessa Brunt será premiada em Boston, nos EUA

SindHosp promove encontro da saúde com Gilberto Kassab

Encontro Nacional do Feminino Moderno reúne 2mil empresárias

Livro que reúne as melhores práticas de PX é lançado

Mental Clean age em prol do fim da violência contra a mulher

Regina Maia participa de novo episódio do Podcast-se

Publicidade

Veja também

Publicidade
Rolar para cima

Clique e saiba mais