Search
Degradê com CSS

Alerj propõe projeto de lei em homenagem a jovem vítima de racismo em Maricá

Alerj debate criação de protocolo antirracista nas escolas públicas e privadas do RJ
A proposta foi apelidada de Lei Guilherme Lima, em homenagem ao adolescente de 14 anos que tirou a própria vida após sofrer bullying racista / foto Alerj
A proposta foi apelidada de Lei Guilherme Lima, em homenagem ao adolescente de 14 anos que tirou a própria vida após sofrer bullying racista / foto Alerj

A Comissão do Cumpra-se da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizou, na segunda-feira (20), uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei 1529/2023.

A PL prevê a criação de protocolos de enfrentamento ao racismo e à intolerância religiosa nas unidades de ensino do estado, tanto públicas quanto privadas.

A proposta foi apelidada de Lei Guilherme Lima, em homenagem ao adolescente de 14 anos que tirou a própria vida após sofrer bullying racista em uma escola estadual de Maricá, em 2023.

O autor do projeto e presidente da Comissão do Cumpra-se, o deputado Carlos Minc (PSB), destacou que a proposta busca estabelecer um protocolo que oriente professores e gestores escolares a reconhecer e intervir diante de situações de racismo e intolerância religiosa.

“Assim como aprovamos a Lei Maria da Penha nas Escolas, agora precisamos de um protocolo antirracista. O caso do Guilherme não pode se repetir”, afirmou Minc.

A audiência contou com o depoimento emocionado de Marinês Lima, mãe do jovem Guilherme. Em sua fala, ela defendeu o combate ao racismo no ambiente escolar:

“Luto pelo meu filho e por todas as outras crianças. Já enterrei meu filho, mas não quero que nenhuma outra mãe passe por isso. Não posso deixar que o mesmo sistema que executou meu filho me cale”, declarou.

A juíza Cláudia Maria Motta, da Vara da Infância do TJRJ, chamou atenção para a mudança no perfil de crimes cometidos por adolescentes, que hoje se mostram mais violentos e influenciados pelas redes sociais.

“As redes elevaram o bullying a outro patamar. O racismo está no centro dessa discussão e precisa ser enfrentado com seriedade”, concluiu.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Escritora de Cabo Frio será a única brasileira a participar de Feira Internacional de Poesia na Romênia

Búzios oferece vagas de emprego para cozinheiro e auxiliar de serviços gerais

Professora de São Pedro da Aldeia será expositora na Bienal do Livro do Rio 2025

Instituto Dominus inicia projeto Global School com visita técnica à universidade nos EUA

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!