Prolagos participa de webinar promovido pela Prefeitura de Búzios

Conferência virtual teve objetivo de abordar pontos de vista sobre o estudo de transposição de efluente tratado para o Rio Una

PROLAGOS 300_250_pix

A Prolagos participou, nesta terça-feira (8), de um webinar (conferência virtual), promovido pela Prefeitura de Búzios, por meio da secretaria municipal do Ambiente, Pesca e Urbanismo. A reunião, transmitida pela página do Facebook da secretaria, teve como objetivo ampliar a discussão sobre a possibilidade da transposição de efluentes tratados para o Rio Una.

Além da transposição para o Rio Una, outros dois estudos foram apresentados pela Prolagos ao Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ) e ao Comitê de Bacias: de hidrodinâmica da Lagoa de Araruama e de viabilidade hidrodinâmica para a implantação de emissário submarino, tecnologia utilizada em diversos lugares do Brasil e do mundo. A iniciativa teve como objetivo debater a melhor solução ambiental e econômica para fomentar a sustentabilidade de toda a bacia hidrográfica da área de concessão, prevendo as ampliações dos investimentos e crescimento dos municípios.

“Como operadora dos serviços de saneamento, a Prolagos apresentou dados técnicos-científicos para subsidiar os agentes públicos na tomada de decisão. Embora não tenha responsabilidade de definir o projeto, a concessionária só irá implantar uma solução tecnicamente segura e adequada para o meio ambiente” – reforçou Gabriela Vitorino, coordenadora de Operações da concessionária.

Os estudos estão sendo avaliados pelo Consórcio e Comitê de Bacias e, quando aprovados, passarão por processo de licenciamento ambiental, para, posteriormente, serem executados pela concessionária.  Participaram do evento o secretário de Ambiente, Pesca e Urbanismo, Evanildo Cardoso; o engenheiro sanitarista, Carlos Muniz; Denise Morand, representante do conselho municipal de Meio Ambiente; Arnaldo Vila Nova, membro do Comitê Intermunicipal Lagos São João; o vereador Josué Pereira, presidente da comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal e a Gabriela Vitorino, coordenadora de Operações da Prolagos.

Comentários