Menu

Cidades

Professores da Rede Cnec da região se reúnem para tratar sobre indicativo de greve nesta terça-feira

ILUSTRAÇÃO

Sinpro Macaé e Região solicitou judicialmente a mediação das negociações junto ao Ministério Público do Trabalho  

Na terça-feira (9) os professores da Rede Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) das cidades de Rio Bonito, Rio das Ostras e Quissamã decidem se entram ou não em greve. A assembleia virtual acontecerá às 10 horas e será feita por meio de um aplicativo. A decisão virá após os descontos irregulares feito pela instituição nos salários dos professores e da proposta de redução da hora-aula, que desrespeita o que está definido no Acordo Coletivo de Trabalho. Esta postura da CNEC acontece também em outras cidades do Brasil, que também lutam contra essas irregularidades. Na última semana, o Sindicato dos Professores das Escolas Particulares de Macaé e Região (Sinpro Macaé e Região) deu entrada no Ministério Público do Trabalho (MPT) de Cabo Frio, solicitando a mediação nas negociações.

De acordo com a presidente do Sinpro Macaé e Região, Guilhermina Rocha, os professores não podem ficar três meses seguidos com descontos arbitrários nos salários, sujeitos a pagar sozinhos a conta da crise sanitária. “Os professores das escolas particulares estão trabalhando, produzindo. Inclusive, as escolas anteciparam o calendário de provas para a próxima segunda-feira. Ou seja, os professores estão respeitando os alunos e a comunidade escolar, a CNEC não está respeitando os professores”, disse ao afirmar que os professores estão dispostos a negociar, mas não a abrir mão dos direitos conquistados.

Na última assembleia realizada no dia 6, os professores construíram uma contraproposta que será levada à instituição de ensino.  

COMO PARTICIPAR – A assembleia virtual acontecerá por meio do Google Meet. Os/as professores/as  deverão até o dia 09 de junho de 2020 (terça-feira), às 09 horas, e solicitar a sua inscrição para o e-mail sinpromacae.regiao@gmail.com, informando nome completo, CPF, identidade e telefone. Após confirmarmos os dados, enviaremos o LINK pessoal e intransferível para a participação.

PELO BRASIL – A insistência da Rede CNEC em colocar o ônus da crise financeira no professor acontece em vários estados. O Sinpro Minas, o Sinpro Norte (Sul), o Sinpro Rio e o Sinpro Itajaí seguem na luta. No caso de Minas Gerais, a assembleia decidiu, recentemente, pela greve. O Rio está em estado de greve e os outros locais em mobilizações. Nestes lugares, a postura de desrespeito da CNEC com os professores é a mesma: deixaram de fazer o pagamento integral dos salários nos meses de março e abril, além de impor a redução no valor das horas-aula. Em algumas cidades, a instituição chegou, a propor  uma redução salarial de até 50% para alguns professores/as.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Angela na Babel – A Coluna da Angela Barroso na Prensa #17

Prefeitura de Rio das Ostras e Sebrae promovem oficina gratuita de Marketing Digital

TV Maricá entra no ar nesta sexta-feira (10)

Alan Câmara assume Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios