Search
Degradê com CSS

Precisamos cuidar de todos; Crônica da Luiza Barbosa

Foto: Reprodução/Luiza Barbosa
Foto: Reprodução/Luiza Barbosa

Luiza Barbosa

Foto: Reprodução/Luiza Barbosa
Foto: Reprodução/Luiza Barbosa

Num pequeno povoado das Asturias, chamado San Martín del Mar, conheci a família de um amigo muito querido. Bebemos sidra regional, comemos fayuela, queijo e alimentamos as galinhas com pão. Tudo precioso – comida, bebida, companhia – mas Dona Alicia estava triste e queixava-se da falta dos vizinhos, que tinham saído do povoado para “ganharem a vida”.

Da sidra, de um produtor médio local, que não se comparava com a de antigamente, elaborado pelo amigo ao lado. E do leite com que fizera as fayuelas. Era ralo, sem consistência. Muito diferente do leite asturiano produzido ali no quintal de casa. Agora, dizia seu filho “uma vaca tinha mais documentos do que uma pessoa” e decifrar toda essa burocracia fazia dos grandes produtores ainda “mais grandes” e dos pequenos, “mais pequenos”. Até sucumbirem, ou migrarem.

Cuidar de tudo – da qualidade dos alimentos, da não contaminação dos produtos, do campo – e de todos – gente, de carne, mente e osso – é mesmo urgente.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Professor é afastado após suspeita de abuso em escola municipal de Búzios

O que atraiu prefeitos brasileiros para Israel?

Prefeito de Macaé anuncia saída por rota terrestre após ataques por entre Israel e Irã

Aula gratuita ao ar livre celebra o Dia Internacional do Yoga em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!