Menu

Cidades

Precisamos cuidar de todos; Crônica da Luiza Barbosa

Foto: Reprodução/Luiza Barbosa
Foto: Reprodução/Luiza Barbosa

Luiza Barbosa

Foto: Reprodução/Luiza Barbosa
Foto: Reprodução/Luiza Barbosa

Num pequeno povoado das Asturias, chamado San Martín del Mar, conheci a família de um amigo muito querido. Bebemos sidra regional, comemos fayuela, queijo e alimentamos as galinhas com pão. Tudo precioso – comida, bebida, companhia – mas Dona Alicia estava triste e queixava-se da falta dos vizinhos, que tinham saído do povoado para “ganharem a vida”.

Da sidra, de um produtor médio local, que não se comparava com a de antigamente, elaborado pelo amigo ao lado. E do leite com que fizera as fayuelas. Era ralo, sem consistência. Muito diferente do leite asturiano produzido ali no quintal de casa. Agora, dizia seu filho “uma vaca tinha mais documentos do que uma pessoa” e decifrar toda essa burocracia fazia dos grandes produtores ainda “mais grandes” e dos pequenos, “mais pequenos”. Até sucumbirem, ou migrarem.

Cuidar de tudo – da qualidade dos alimentos, da não contaminação dos produtos, do campo – e de todos – gente, de carne, mente e osso – é mesmo urgente.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Grupo Bz promove rifa solidária em apoio às vítmas das chuvas no Rio Grande do Sul

Morador de Manguinhos denuncia vazamento de água

Escola de Artes e Ofícios Zanine em Búzios promove Experiências Criativas para Adultos

Búzios promove terceiro encontro do Seminário Abolição da Escravatura