Menu

Cidades

Pode haver novas eleições pra prefeito em Araruama

livia_diplomada
livia_diplomada
Lívia e Chiquinho já moraram em Búzios, onde ele tentou ser prefeito da Cidade. Ficou famoso na época (2012) o caso de que Chiquinho da Educação, foi condenado em 10 anos de inelegibilidade por ter usado na sua gestão como prefeito de Araruama funcionários da prefeitura no horário de trabalho para construção de sua residência particular no município de Armação dos Búzios. Chiquinho abriu mão de sua candidatura em Búzios alegando estar com um câncer na garganta, em seu lugar veio candidato pelo PSC o médico (atual prefeito reeleito) André Granado ( hoje no PMDB).

A prefeita Lívia de Chiquinho (PDT) foi cassada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Araruama. A juíza Alessandra de Souza Araújo condenou a política por fraude eleitoral. A magistrada decretou ainda a inelegibilidade de Lívia Bello e o marido dela, Francisco Carlos Fernandes Ribeiro, o Chiquinho da Educação, pelo prazo de quatro anos, a contar a publicação da decisão. E mais, além de cassar os diplomas da prefeita e do vice, determinou que nova eleição para o cargo de chefe do Executivo seja realizada. A acusação é de que o ex-prefeito (o Chiquinho) aparecia nos comícios e materiais de campanha junto com a candidata (a Lívia, esposa dele), até mais que o próprio vice. É uma decisão em primeira instância e cabe recurso.

O advogado Carlos Magno de Carvalho, cujo escritório propôs a ação, afirma que o ex-prefeito Chiquinho usou a atual prefeita para voltar ao poder.

“É uma fraude eleitoral. Ele está inelegível e não pode concorrer. Então, usou a mulher para chegar ao poder. O mote da campanha era “vota nela que ele volta”. Hoje, está mandando na prefeitura. O direito eleitoral visa evitar que qualquer ato fraudulento possa interferir na vontade do eleitor. O que o casal fez foi driblar a boa fé do cidadão e também a própria Justiça que o deixou inelegível.”, explica.

A decisão foi publicada logo após a reportagem do SBT Rio, falando sobre a atuação de Chiquinho da Educação na Prefeitura de Araruama. De acordo com a matéria, ele tem atuado ativamente em todos os setores do governo, mandando e desmandando, cumprindo expediente e participando ativamente das decisões, inclusive na contratação de serviços e compras de materiais.

https://prensadebabel.com.br/index.php/2017/01/25/o-poder-paralelo/

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Grupo Bz promove rifa solidária em apoio às vítmas das chuvas no Rio Grande do Sul

Morador de Manguinhos denuncia vazamento de água

Escola de Artes e Ofícios Zanine em Búzios promove Experiências Criativas para Adultos

Búzios promove terceiro encontro do Seminário Abolição da Escravatura