Menu

Cidades

Plantio de Cana de Açúcar nos arredores da Lagoa de Juturnaíba é suspenso

Lagoa de Juturnaíba. Imagem: Reprodução
Lagoa de Juturnaíba. Imagem: Reprodução

O plantio da Cana de Açúcar, que vinha ocorrendo no entorno da Lagoa de Juturnaíba foi suspenso pelo Inea. A decisão foi tomada após uma vistoria realizada pela Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – ALERJ. O órgão suspendeu, ainda, todo o plantio de cana de açúcar dentro da área da APA Bacia do Rio São João, até a regularização junto aos órgãos ambientais.

A vistoria foi realizada com a presença da deputada estadual Fatinha (SD), membros do ICMBio, Inea, do Consórcio Lagos São João, representantes da prefeitura de Araruama e das concessionárias de águas da região, o reservatório que abastece a Região dos Lagos.

Antes da vistoria, o Deputado Jânio Mendes utilizou a tribuna da ALERJ para denunciar o uso de vinhoto, fertilizante com alto poder de contaminação das águas, e o desmatamento para o plantio de cana de açúcar no entorno da Lagoa. Como se sabe, a Lagoa é a principal fonte responsável pelo fornecimento de água potável para as residências da Região.

“Há a possibilidade de um vazamento, com as chuvas, desse produto pelo lençol freático para a Lagoa de Juturnaíba, comprometendo o abastecimento das cidades de Saquarema, Araruama, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande e Armação dos Búzios, cidades que são abastecidas por esse manancial. Temos que ter um grande controle dos órgãos ambientais para não termos uma crise hídrica as vésperas da alta temporada, quando a população da região triplica”, explicou o deputado durante o discurso.

Outro argumento utilizado foi o desmatamento da margem da lagoa para o plantio de cana de açúcar. A ação pode ocasionar a erosão e, consequentemente, o assoreamento do manancial. Para Janio, a visita ocorreu a tempo de evitar uma grande catástrofe ambiental.

“É triste esse cenário que assistimos aqui, mas felizmente chegamos a tempo para suspender essas atividades e lutar pela recuperação da mata ciliar”. Comentou o pedetista ao final da averiguação.

 

 

Texto jornalistico assinado. Propriedade do Prensa de Babel. Pode ser republicado com citação do autor e veiculo

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Angela na Babel – A Coluna da Angela Barroso na Prensa #17

Prefeitura de Rio das Ostras e Sebrae promovem oficina gratuita de Marketing Digital

TV Maricá entra no ar nesta sexta-feira (10)

Alan Câmara assume Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios