Menu

Cidades

Lei que autoriza qualquer manifestação cultural em espaço público é aprovado, em Búzios

tio-leo
tio-leo
Tio Léo é um dos principais lideres do Coletivo Urbano Buziano (CUB) um dos grupos mais ativos na luta pela valorização da cultura de rua na Cidade

Por Lucas D’Assumpção

 

Nesta segunda-feira, dia 05, no Boletim Oficial de Búzios, foi publicada a  Lei 12607/2016, que garante aos artistas da cidade exercer os seus trabalhos em qualquer espaço público sem autorização do poder público. Na cidade existe uma escola de música, a Vila-Lobos, e têm muitos artistas de circo, muitos artesãos, músicos, coreógrafos, artistas plásticos e etc, que não poderiam divulgar as suas artes em determinados momentos, pois não tinham uma autorização do poder público.

A Lei foi estudada durante um ano pelos vereadores antes que fosse aprovada. Foi para o Executivo, em seguida, mas foi vetada pelo prefeito. A lei voltou pra câmara, onde o Coletivo Urbano Buziano teve presente a sessão, onde aconteceu um pequeno protesto, que fez os vereadores derrubarem o veto. Em seguida, outra mobilização foi feita para que houvesse a publicação no Boletim Oficial. Nesta semana, a Lei 12607/2016, foi publicada no BO.

Um dos lideres do Coletivo, Caio Lisboa, acredita que o direito foi assegurado com a Lei. “O Coletivo abraçou, levantou a discussão e conseguiu convencer, dentro do ativismo político, a ser aprovado e ser garantido o nosso direito que está mais que previsto em constituição. Então é só uma reafirmação já prevista no Artigo 5° que é a livre manifestação das ideias do pensamento, que é a livre exposição artística dos bens culturais”, disse Caio.

 

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Grupo Bz promove rifa solidária em apoio às vítmas das chuvas no Rio Grande do Sul

Morador de Manguinhos denuncia vazamento de água

Escola de Artes e Ofícios Zanine em Búzios promove Experiências Criativas para Adultos

Búzios promove terceiro encontro do Seminário Abolição da Escravatura