Menu

Cidades

Orçamento secreto e sigilo de 100 anos: os assuntos mais buscados no Google no debate na Band

Entre os representantes do estado do Rio de Janeiro no Congresso, 30 votaram a favor do orçamento secreto; saiba quem são eles
O debate na Band levantou os assuntos e população iniciou busca na internet. IFoto Reprodução Band.
O debate na Band levantou os assuntos e população iniciou busca na internet. IFoto Reprodução Band.

Na noite desse domingo (28), foi ao ar pela Band o primeiro debate presidencial. Das cinco perguntas políticas mais buscadas no Google, duas se destacam: “O que é o sigilo de 100 anos?” e “Quem aprovou o orçamento secreto?”. Você sabe o que significa?

Orçamento secreto é o nome dado ao sistema criado pelo Executivo visando apoio político do parlamento para distribuir verba pública por meio de emendas parlamentares; e não é necessária qualquer prestação de contas relacionadas as quantias em dinheiro usadas. O orçamento secreto foi criado em 2019, o presidente Jair Bolsonaro vetou, mas Congresso derrubou o veto, inclusive deputados do PT.

Dentre os deputados e senadores representando o estado do Rio de Janeiro, 30 votaram a favor do orçamento. São eles:

Aureo Ribeiro (SOLIDARIEDADE-RJ); Carlos Jordy (PSL-RJ); Chiquinho Brazão (AVANTE-RJ); Christino Aureo (PP-RJ); Clarissa Garotinho (PROS-RJ); Daniel Silveira (PSL-RJ); Delegado Antônio Furtado (PSL-RJ); Daniela do Waguinho (MDB-RJ); Dr. Luiz Antonio Teixeira Jr. (PP-RJ); Felício Laterça (PSL-RJ); Gelson Azevedo (PL-RJ); Gurgel (PSL-RJ); Gutemberg Reis (MDB-RJ); Helio Lopes (PSL-RJ); Hugo Leal (PSD-RJ); Jones Moura (PSD-RJ); Jorge Braz (REPUBLICANOS-RJ); Julio Lopes (PP-RJ); Juninho do Pneu (DEM-RJ); Lourival Gomes (PSL-RJ); Luiz Antônio Corrêa (PL-RJ); Luiz Lima (PSL-RJ) Major Fabiana (PSL-RJ); Márcio Labre (PSL-RJ); Otavio Leite (PSDB-RJ); Otoni de Paula (PSC-RJ); Professor Joziel (PSL-RJ); Ricardo da Karol (PSC-RJ); Rosangela Gomes (REPUBLICANOS-RJ); e Soraya Santos (PL-RJ)

Sigilo centenário

Já o sigilo de 100 anos é uma lei aprovada pela ex-presidente Dilma Rousseff, em 2011. Essa é a lei de acesso à informação na qual traz o direito de todo cidadão ter acesso às informações públicas. Esse decreto afirma que as informações pessoais, a que se refere este artigo, relativas à intimidade, vida privada, honra e imagem terão seu acesso restrito, independentemente de classificação de sigilo e pelo prazo máximo de cem anos a contar da sua data de produção, a agentes públicos legalmente autorizados e à pessoa a que elas se referirem”.

É neste trecho que o presidente tem como pauta para evitar investigações com seu nome e seu governo. Algumas justificativas de Bolsonaro e sua equipe é que: “falta interesse público” e “proteção sobre a vida do presidente”.

A lista de impedimento ao acesso público é longa e se destaca: nomes de servidores que postavam nas contas de redes sociais de Bolsonaro; cartão de vacinação do chefe do executivo; participação do ex-ministro da Saúde General Pazzuelo em ato partidário; acesso dos filhos Carlos e Eduardo ao Palácio do Planalto; matrícula da filha em Colégio Militar em Brasília; reuniões com pastores – escândalo do MEC.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Grupo Bz promove rifa solidária em apoio às vítmas das chuvas no Rio Grande do Sul

Morador de Manguinhos denuncia vazamento de água

Escola de Artes e Ofícios Zanine em Búzios promove Experiências Criativas para Adultos

Búzios promove terceiro encontro do Seminário Abolição da Escravatura