Search
Degradê com CSS

Operação da Polícia Federal contra tráfico internacional de drogas cumpre mandados em Cabo Frio

Imagem ilustrativa de viatura da Polícia Federal
28/07/2015 REUTERS/Sergio Moraes
Imagem ilustrativa de viatura da Polícia Federal 28/07/2015 REUTERS/Sergio Moraes

Operação contra o tráfico de drogas cumpriu 34 mandados de prisão e 50 mandados de busca e apreensão em 15 cidades do Brasil

A Polícia Federal deu início a uma operação contra o tráfico internacional de drogas, na manhã desta quinta-feira (10). As ações acontecem em cinco estados ao longo do dia, sendo Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro, o qual foram cumpridos mandados na Região dos Lagos, na cidade de Cabo Frio.

Cerca de 250 policiais cumprem 34 mandados de prisão e 50 mandados de busca e apreensão em 15 cidades. De acordo com as investigações, grandes remessas de cocaína estavam sendo traficadas a partir de portos do Brasil. Durante o cumprimento dos mandados, a PF apreendeu aproximadamente seis toneladas de cocaína, além da prisão de oito pessoas em flagrante.

Além de Cabo Frio, os agentes realizaram ações nos seguintes municípios: Joinville, Itapoá, Jaraguá do Sul, São Francisco do Sul, Itajaí, Navegantes, Balneário Piçarras, Barra Velha, Itapema, Canelinhas e Criciúma (todos em SC), Paranaguá (PR), Rio Grande (RS) e Mogi Mirim (SP).

Entenda o caso

Segundo informações passadas pela PF, para embarcar as drogas a organização criminosa cooptava funcionários dos portos para facilitar a entrada do entorpecente e criava de compartimentos falsos em caminhões para transporte de traficantes e cargas de drogas para dentro do ambiente portuário.

Os alvos da operação batizada de “Shipping Box” criaram empresas de logística de carregamento e transporte de contêineres para atrair a exportação de cargas lícitas que colaborassem com o embarque de cocaína escondida entre as cargas a serem despachadas.

As investigações também identificaram que parte das cargas de cocaína que vinham da Bolívia e eram inseridas em contêineres a bordo de navios para a Europa, enquanto outra parte era pulverizada para abastecer organizações criminosas dedicadas ao tráfico para consumo interno.

A PF já detectou, em meio ao tráfico, indicativos de um esquema de lavagem de dinheiro por alguns dos investigados através da constituição de empresas fictícias e aquisição de ativos como ouro e até mesmo de criptomoedas.

Os investigados responderão pelos crimes de tráfico de drogas e formação de organização criminosa, cujas penas máximas somadas ultrapassam 30 anos de prisão.

O nome “Shipping Box” faz alusão, em inglês, ao método de atuação da organização criminosa, que usava o sistema de despacho marítimo de drogas escondidas em contêineres.

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Comemoração dupla: Privilège Búzios completa 21 anos ao lado de Tawa Beach, que celebra seu 4º aniversário

Track & Field Experience Running movimenta Cabo Frio neste domingo com percursos de até 10 km

Tenda de Suor marca Equinócio de Outono com ritual Lakota em Búzios

Conscientização e sustentabilidade marcam evento do Dia Mundial da Água no bairro Caravelas em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!