Menu

Cidades

Ocupa Palácio da Cidade contra 50 mil remoções no Rio de Janeiro

WhatsApp Image 2017-12-01 at 18.28.03
no dia 13 de novembro, quando cerca de 500 pessoas fizeram uma marcha de quase 10 km até a casa do Prefeito carioca, Marcelo Crivella (PRB), que fica no luxuoso Condomínio Península, na Barra da Tijuca. Foto Pastoral das Favelas

Dando continuidade á Jornada de Lutas contra as remoções forçadas que, neste momento, ameaça o direito à moradia de 50 mil famílias de comunidades de baixa renda, nesta sexta-feria (8) será realizado o ato público “Ocupa Palácio da Cidade” para tentar abrir canal de diálogo com o Prefeito Marcelo Crivella (PRB) que tem a responsabilidade legal de promover a Regularização Fundiária destas comunidades. No município, não existe uma política habitacional efetiva com metas e recursos financeiros disponíveis. As principais comunidades ameaçadas por remoção estão localizadas na Tijuca, Zona Oeste, Rio das Pedras, Ilha do Governador, Guaratiba e Horto (Jardim Botânico).

 

No dia 15 ocorrerá o OCUPA PREFEITURA que terá a CEIA DOS POBRES na sede da prefeitura do Rio, na Cidade Nova. Lá os manifestantes pretendem Vamos fazer barulho e compartilhar um almoço natalino das comunidades.

 
Os movimentos de ocupação começaram no dia 13 de novembro, quando cerca de 500 pessoas fizeram uma marcha de quase 10 km até a casa do Prefeito carioca, Marcelo Crivella (PRB), que fica no luxuoso Condomínio Península, na Barra da Tijuca. Lá, após serem recebidos por forte aparato policial e da Guarda Municipal, os manifestantes foram abordados pelo Coronel Paulo Cesar Amendola *, secretário municipal de Ordem Pública, que dizendo falar “em nome do Prefeito” agendou uma reunião com comissão de moradores para um dia durante aquele feriado, o que não aconteceu.  Os manifestastes indignados, afirmam que Crivella e Amendola mentiram ao povo que se encontra desesperado com o risco de perder sua moradia.

Entenda o caso

Durante os mega eventos esportivos, que culminou com as Olimpíadas 2016, foram removidas 67 mil pessoas no município do Rio de Janeiro de suas localidades de origem. Muitas delas ainda estão aguardando a recolocação em residencias prometidas pelo município.
 

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Escola de Artes e Ofícios Zanine em Búzios promove Experiências Criativas para Adultos

Búzios promove terceiro encontro do Seminário Abolição da Escravatura

Angela na Babel – A Coluna da Angela Barroso na Prensa #18

Cientista Janis Roze homenageado em descoberta de nova espécie de cobra coral