Menu

Cidades

O sentimental como forma de viver

Capa-abraco_2

No período de crise qual estamos agora, o ser saudável é muito difícil, se manter saudável mais ainda. No meio de uma troca de ideias, um homem me surgiu com o questionamento de porque de um tempo pra cá, tenho estado tão acessível, para abraços, beijos e atitudes carinhosas, e eu até então não tinha me questionado sobre.

Até que ontem eu li uma coisa, que dizia basicamente que o toque te torna mais humano, de certa forma te dá um retorno sobre alguma coisa, o que é a proximidade, retornos são bons e carinhos também. Antes eu desejava desvincular a mulher forte, da parte sentimental, hoje eu entendo que sou a mulher sentimental é forte.

Trata-se o carinho como algo impróprio, as trocas corporais, de toque, torna o corpo pecaminoso. As trocas em formatos de preocupação ou palavras são tratados como algo que deve ser escondido, quando o mesmo salvou minha vida, e a de muitos outros.

Na atual conjuntura política, leio notícias e me sinto despida, fragilizada, e encontrar alento seja em abraços ou mensagens carinhosas, me mostraram um novo caminho para a resistência.

Continuar sendo aquela mulher intocável, que parece imbatível, seja em manifestações ou em poesias, me levou a total fragilidade, entender e dividir minhas sensibilidades me mantiveram lúcida.

O carinho está ligado a conseguir ouvir o outro, a dedicação está em saber que é um momento de luta, e mesmo assim sorrir a desconhecidos na rua, a empatia deve ser dada a quem sofre, e muitas vezes é esse o caminho, entender que existem humanos atrás da resistência, que existem pessoas mantendo movimentos e militância, que mesmo tendo pensamento político e crítica, aquela voz, aquela fala, ainda é de uma pessoa.

O sentimento, a sensibilidade, tem a capacidade de fortalecer coisas, e estando armada disso me sinto capaz de voltar e muitas vezes, sensibilidade e sentimentos podem ser voltados para você mesmo, o auto perdão, é melhor que a auto mutilação.

Toque, abrace, diga, olhe. Eles querem máquinas, irracionais, e compulsivas e ser SENTIMENTAL na era digital é quebrar o código de silenciamento.

Eu volto a escrever depois de ter tentado desistir.

 

*Talytha Selezia é artista e mulher preta

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Grupo Bz promove rifa solidária em apoio às vítmas das chuvas no Rio Grande do Sul

Morador de Manguinhos denuncia vazamento de água

Escola de Artes e Ofícios Zanine em Búzios promove Experiências Criativas para Adultos

Búzios promove terceiro encontro do Seminário Abolição da Escravatura