Menu

Cidades

Ministério Público cobra documentos do DER e impasse sobre estrada em Búzios que liga Rasa a São José continua

Promotoria de Justiça vai apresentar proposta de acordo nos próximos dias para possível volta das obras
estrada nova 2

O Ministério Público Estadual (MP-RJ) quer novas explicações do Departamento Estadual de Estradas e Rodagem (DER-RJ) para formular uma proposta de acordo que reinicie as obras da alça viária externa à Avenida José Bento Ribeiro Dantas, para ligar o bairro da Rasa a São José, Cem Braças e redondezas. A audiência realizada na quarta-feira (28), no Fórum de Armação dos Búzios, foi insuficiente para acabar com o impasse, o que significaria a retomada dos trabalhos.

A expectativa é que, a partir das documentos e respostas apresentadas pelo DER, o Ministério Público, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Cabo Frio, apresente a proposta de acordo, na próxima semana, dando fim à suspensão das obras, interrompidas por força de uma decisão do juiz Danilo Marques Borges, da 1ª Vara Vara da Comarca de Armação dos Búzios, no último dia 14.

A tutela cautelar de urgência antecedente foi concedida a pedido do Ministério Público, que faz uma série de questionamentos em relação à obra, incluindo a alegação de falta de Estudo de Impacto de Vizinhança; violação à hierarquização viária do município, prevista no Plano Diretor; e violação ao dever de realizar estudo de alternativa locacional em razão da lei de proteção à Mata Atlântica. As cobranças reverberam críticas de ambientalistas, que pressionam para opinar sobre a obra e seu traçado.

De outro lado, apoiadores da nova estrada, que deriva da rodovia RJ-102, a partir da Marina, vislumbram a possibilidade de diminuição do tráfego na Rasa, assim como a redução do tempo de chegada até São José, onde fica, por exemplo, o Hospital Municipal Rodolpho Perissé. A obra está licitada desde 2013, dentro do programa Somando Forças, do Governo do Estado, mas foi paralisada por causa da crise econômica e retomada somente no ano passado. A morosidade causa ansiedade aos moradores.

– Eu sou 100% a favor que seja feita essa via nova, porque ela vai ajudar o fluxo de entrada para a cidade de Búzios, e isso é altamente positivo. A gente precisa ter uma opção, porque aquela área da Rasa está se tornando cada vez mais um bairro e ter uma via que leve e traga, isso vai nos ajudar muito a ter um bairro mais organizado, e uma chegada a Búzios, mais organizada. É uma pena haver essa situação – diz o empresário do ramo hoteleiro Carlos Werneck, morador da Rasa.

Pelo projeto, parte do traçado da estrada fica em área doada pelo Opportunity Imobiliário, que é responsável pelo bairro planejado Aretê. A doação do terreno é fruto de uma contrapartida pela construção do bairro planejado. A intervenção para o trecho de extensão de 5,7 km tem investimento no valor de R$ 32,1 milhões, com previsão de conclusão no primeiro trimestre de 2023, mas o prazo pode ser alterado, se a interrupção das obras se prolongar por mais tempo.

A Prefeitura de Búzios é parceira do Estado no trabalho e, segundo o secretário municipal de Obras, Miguel Pereira, o benefício para população será “imenso”, assim como nas obras de requalificação da pista, a partir do Trevo de Campos Novos.

– A gente sabe que as pessoas reclamam, mas eu costumo dizer que o transtorno é temporário, e o benefício é permanente – afirma.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Grupo Bz promove rifa solidária em apoio às vítmas das chuvas no Rio Grande do Sul

Morador de Manguinhos denuncia vazamento de água

Escola de Artes e Ofícios Zanine em Búzios promove Experiências Criativas para Adultos

Búzios promove terceiro encontro do Seminário Abolição da Escravatura