Search
Degradê com CSS

Maricá recebe cruz da primeira missa do Brasil e homenageia São José de Anchieta

Cidade participa da peregrinação que celebra os 525 anos da primeira missa no país; peça sagrada esteve em três locais do município
Cruz da primeira missa celebrada no Brasil visita Maricá e passa por três locais em homenagem a São José de Anchieta / foto Bernardo Gomes
Cruz da primeira missa celebrada no Brasil visita Maricá e passa por três locais em homenagem a São José de Anchieta / foto Bernardo Gomes

Maricá viveu um momento histórico neste sábado (19), ao receber pela primeira vez a cruz utilizada na celebração da primeira missa do Brasil, ocorrida em 26 de abril de 1500. A cidade foi incluída na Peregrinação da Cruz, parte da programação oficial do evento “Brasil com Fé – 525 anos da Primeira Missa no Brasil, Terra de Santa Cruz”. As informações foram divulgadas pela Prefeitura de Maricá.

Cruz passou por três locais da cidade

A cruz esteve em três pontos simbólicos do município: a Lagoa de Araçatiba, o Convento das Irmãs de Nossa Senhora do Bom Conselho, no Centro, e a Fazenda Pública Municipal Joaquín Piñero, no Espraiado. O primeiro momento da visita aconteceu às margens da lagoa, onde, segundo a tradição católica, São José de Anchieta realizou o milagre da pesca miraculosa. A celebração foi presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Niterói, Dom Geraldo de Paula Souza, com a presença do reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar Raposo, além de autoridades municipais.

“Momento de fé e desenvolvimento”, diz Padre Omar

Durante a celebração, o vice-prefeito João Maurício de Freitas afirmou que a visita da cruz representa um elo entre a cidade e a história da fé no Brasil. Já o Padre Omar destacou que o episódio é um marco espiritual e também de potencial turístico para Maricá: “A cruz da primeira missa reforça o papel histórico de Maricá na trajetória de São José de Anchieta. Isso impulsiona a internacionalização da cidade e sua vocação cultural e religiosa.”

O secretário Executivo de Gestão de Governo, Arlen Pereira, aproveitou para anunciar que será instalado um novo monumento em homenagem a São José de Anchieta, na orla da Lagoa de Araçatiba.

Celebrações seguiram no convento e na fazenda municipal

Depois da cerimônia inicial, a cruz foi levada até a capela do Convento das Irmãs de Nossa Senhora do Bom Conselho, no Centro da cidade, onde houve nova celebração conduzida por Dom Geraldo. A última parada foi na Fazenda Pública Municipal Joaquín Piñero, no bairro Espraiado.

Trajeto da peregrinação

De acordo com os organizadores, esta é a terceira vez que a cruz vem ao Brasil. A primeira foi em 1500, durante a chegada dos portugueses, e a segunda, na inauguração de Brasília em 1960. A cruz chegou ao país na última semana, vinda de Portugal, onde passou por Braga, Fátima e Lisboa. Já no Brasil, antes de Maricá, visitou cidades como Aparecida, Guaratinguetá, Porto Alegre e Rio de Janeiro.

Nos próximos dias, a cruz seguirá para Brasília, Belém e Salvador. No dia 26 de abril, aniversário da primeira missa, o artefato estará em Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro, na Bahia, locais históricos da chegada dos portugueses. No dia seguinte, retorna à Sé de Braga, onde fica guardada.

Milagre da pesca e ligação com Maricá

A visita também homenageia o milagre da Pesca Miraculosa, atribuído a São José de Anchieta. Segundo a tradição, há mais de 400 anos, o padre jesuíta anunciou com precisão a fartura que viria nas redes dos indígenas na Lagoa de Araçatiba. O episódio é um dos elementos mais fortes da fé local e reforça a conexão de Maricá com a história religiosa do país.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

O Estilo Búzios – Simplicidade, elegância e geometria

O Estilo Búzios – A Lei do Segundo Andar

João Paulo Barros: primeiro piloto autista no motocross estadual do RJ

Do anonimato ao pódio: Malena Zanuy conquista ouro e projeta Búzios no cenário sul-americano

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!