Menu

Cidades

Macaé, Rio das Ostras e Casimiro de Abreu serão contempladas com programa de revitalização de praças 

A divulgação oficial foi anunciada quinta-feira (24), na capital. Foto divulgação.
A divulgação oficial foi anunciada quinta-feira (24), na capital. Foto divulgação.

“Laboratório de Cidades Criativas”  é uma iniciativa do governo do estado com empresas parceiras

As cidades de Macaé, Rio das Ostras e Casimiro de Abreu serão contempladas com programa de revitalização de praças do governo do estado. O “Laboratório de Cidades Criativas” tem objetivo de promover ações de intervenção urbana, revitalização e ocupação cultural em praças públicas.

Em Macaé, a praça contemplada será a Washington Luiz, no Centro, que ganhará novos mobiliário e função social e será a primeira a receber as intervenções a partir de junho. Em Rio das Ostras, na Praça do Trem, em Rocha Leão serão instalados kits de mobiliário urbano e realizadas pinturas instalativas. Já Casimiro de Abreu não informou qual praça será revitalizada.

Praça Washington Luiz, no Centro de Macaé. Foto Internet

A reestruturação será feita com técnicas de Retrofit, um tipo de modernização espacial realizada no local sem retirar seus elementos originais históricos e arquitetônicos. Outra técnica será  de  urbanismo tático — em que a população local será protagonista do processo de reapropriação do espaço urbano.

A divulgação oficial de que os municípios foram contemplados foi anunciada na última quinta-feira (24), no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro. Além desses municípios, Rio Bonito e São João da Barra também tiveram praças incluídas no ‘Cidades Criativas’ O programa é promovido pelo governo do estado do Rio de Janeiro, Enel Brasil e Quitanda Soluções Criativas, e conta com  apoio institucional das prefeituras.

Praça do Trem, em Rocha leão, Rio das Ostras. Foto Prefeitura RO

“Faz dois meses que recebemos a comitiva do governo do estado e agora conseguimos garantir que a praça seja a primeira a ganhar esta remodelação, sem perder os elementos originais, históricos e arquitetônicos. O projeto terá um alcance amplo, pois contará com estagiários do curso de Arquitetura. A expectativa é das melhores, pois com  certeza  este projeto será de grande transformação cultural e será muito significativo para população”, ressalta o secretário de Cultura de Macaé, Leandro Mussi.
 

Os municípios contemplados ganharam certificados como este. Foto Prefeitura de Rio das Ostras

Para a presidente da Fundação, Cristiane Regis, essa é mais uma conquista para o Município. “A Cultura é um agente transformador na vida das pessoas e a escolha pela Praça e Rocha Leão foi a de proporcionarmos uma nova alternativa de entretenimento para aquela comunidade. A Praça ganhará uma nova intervenção, causando um grande impacto e proporcionando uma nova dinâmica social de bem-estar humano para todos”, falou.

Os recursos do programa são oriundos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – mecanismo de fomento que dispõe sobre concessão de benefício fiscal para realização de projetos culturais. Neste caso, é a Enel a patrocinadora do projeto.

Programas estaduais voltados para o interior 
 

Ao todo, 13 cidades do estado do Rio de Janeiro serão contempladas com os programas Cine+, Lab Cidades Criativas e Escolas Criativas. Os três programas buscam a transformação Social e a democratização do acesso à cultura e as artes a partir de uma ressignificação da cultura como agente de desenvolvimento e promotora da erradicação da pobreza, democracia, participação social, consumo responsável, educação, aquisição de novas habilidades e formação do senso crítico.

O Cine+ consiste em democratizar a arte a partir da construção de cinco salas cinematográficas em municípios de até 250 mil habitantes, como Itaocara, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Cabo Frio e Paraty, dos quais apenas os dois últimos contam com cinema.

As salas terão programação voltada para filmes autorais brasileiros ligados principalmente aos direitos humanos e à educação. Elas poderão ser usadas como espaços multiuso, atendendo a comunidade em ações formativas e sendo um local para receber apresentações das mais diversas linguagens artísticas.

Todas as salas promoverão pelo menos 1440 sessões de cinema por ano e, para além das exibições, o programa promoverá uma capacitação técnica e artística para 120 jovens exibidores, sendo 20 por cidade, que serão formados em Exibição Cinematográfica Independente.

Outras três cidades fluminenses recebem a terceira edição do Escolas Criativas — cultura, educação e sustentabilidade. Cantagalo, Duas Barras e Petropólis serão contempladas com o programa, que já atende outras cidades do Estado, como a capital e Niterói.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Grupo Bz promove rifa solidária em apoio às vítmas das chuvas no Rio Grande do Sul

Morador de Manguinhos denuncia vazamento de água

Escola de Artes e Ofícios Zanine em Búzios promove Experiências Criativas para Adultos

Búzios promove terceiro encontro do Seminário Abolição da Escravatura