Menu

Cidades

Macaé reforça enfrentamento à risco de epidemia da dengue

  • Home
  • Destaque 3
  • Macaé reforça enfrentamento à risco de epidemia da dengue
A ajuda da população é fundamental no combate ao vetor. Foto reprodução I internet
A ajuda da população é fundamental no combate ao vetor. Foto reprodução I internet

Cidade registrou de janeiro e abril deste ano 268 casos de dengue, 254 a mais que no mesmo período de 2021

A Prefeitura de Macaé divulgou nesta terça-feira (10) que irá reforçar o enfrentamento aos focos de proliferação do mosquito aedes aegypti. Segundo o município, há um cenário de aumento de casos de infecção por dengue. A cidade registrou de janeiro e abril deste ano 268 casos da doença, 254 a mais que no mesmo período de 2021; e 189 que todo ano de 2021.

Para avaliar os dados referentes ao contágio e notificação de novos casos da doença e traçar ações necessárias para reduzir o índice de infestação do vetor, as equipes da Secretaria de Saúde se reuniram nesta terça. O objetivo principal desta nova ação é reforçar o alerta junto à população sobre a importância da identificação e eliminação dos focos de proliferação do Aedes aegypti.

“O alerta principal está na vigilância dentro das nossas casas, onde o número de focos do mosquito é preocupante. Precisamos desta atenção e apoio da população para eliminar os pontos de proliferação do mosquito, rompendo assim o ciclo de transmissão”, destacou o Secretário de Saúde, Alexandre Cruz.

Equipes da Secretaria de Saúde se reuniram nesta terça-feira (10). Foto divulgação

O risco iminente de pandemia de dengue, associado ao aumento das notificações de novos casos registrados nas unidades de Saúde do município, eleva a responsabilidade do poder público e da sociedade em promover ações de enfrentamento ao mosquito.

Por isso, a estratégia discutida na reunião visa reforçar a fiscalização de descarte de resíduos em estabelecimentos comerciais locais, ações de conscientização da população de forma domiciliar, mutirões de limpeza nos bairros e novas campanhas educativas nas escolas e nas redes sociais.

“A proposta é realizar uma grande força tarefa para reforçar as campanhas de conscientização da população e promover, também, ações de recolhimento de resíduos voltadas a eliminar focos do Aedes aegypti. O cenário é de alerta para todos”, ressalta a Gerente de Vigilância em Saúde, Elenice Sales.

Segundo a Prefeitura, não houve notificações de Zika e chikungunya em 2021 e nem este ano. O encontro realizado hoje contou com a participação das equipes das Vigilâncias de Saúde, Epidemiologia e Ambiental da Saúde, além de representantes da Guarda Ambiental e das secretarias do Ambiente e Educação.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Visita guiada oferece roteiro ao Centro Cultural do Legislativo de Macaé

Cabo Frio recebe no sábado (11), ação social “Cras na Praça”

Tragédia no Rio Grande do Sul: Búzios se mobiliza em solidariedade

Advogado e ativista assume coordenação de Clínica de Cannabis Terapêutica em Búzios