Menu

Cidades

Lei obriga construtoras do ‘Minha Casa, Minha Vida’ a indenizar moradores em caso de falhas

Nesta terça-feira (3) foi sancionada pelo governador Luiz Fernando Pezão e publicada no Diário Oficial a lei que obriga as empreiteiras a indenizar moradores em caso de erro. As empresas responsáveis pela incorporação e pela construção das moradias do “Minha casa, minha vida”, do Programa de Arrendamento Residencial (PAR) e dos demais programas de moradia popular no Estado do Rio.

Apesar de as empresas serem responsabilizadas pelos problemas estruturais dos empreendimentos, a lei não exclui a responsabilidade da Caixa Econômica Federal, que também é parte legitima para responder com as construtoras e as incorporadoras, já que é o agente financeiro a garantir a execução das obras e os financiamentos para os compradores.

Ainda segundo a lei sancionada, a indenização deve ser correspondente ao valor venal dos imóveis existentes no bairro onde fica o condomínio. Se for preciso transferir os moradores para outros locais, enquanto os reparos são feitos em suas casas, as empresas deverão pagar os aluguéis (de acordo com o valor médio praticado na região das moradias a serem ocupadas temporariamente).

Se descumprirem a legislação, as companhias ficarão impedidas de participar de licitações públicas, direta ou indiretamente. Se for comprovado o dano, responderão cível e criminalmente.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Escola de Artes e Ofícios Zanine em Búzios promove Experiências Criativas para Adultos

Búzios promove terceiro encontro do Seminário Abolição da Escravatura

Angela na Babel – A Coluna da Angela Barroso na Prensa #18

Cientista Janis Roze homenageado em descoberta de nova espécie de cobra coral