Search

Justiça libera retorno das aulas presenciais em escolas particulares do Rio

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Aulas estão autorizadas a voltar a partir desta quinta-feira (1º) no município. Escolas públicas ainda não tem previsão de volta

A partir desta quinta-feira (1º), as escolas particulares do município do Rio de Janeiro estão autorizadas a retomar as atividades presenciais. A medida foi deliberada pelo desembargador Peterson Barroso Simão, da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, e outros dois magistrados.

De acordo com a decisão, caberá ao município “administrar e fiscalizar a implementação dos protocolos sanitários de saúde elaborados pelas instituições públicas”. A Prefeitura também deve “garantir aos alunos, a critério dos responsáveis, a opção pela continuidade do ensino remoto”.

A equipe do Tribunal de Justiça julgou um recurso do município contra a liminar que impedia o retorno das escolas particulares. As escolas públicas ainda não tem previsão de volta.

O Sindicato dos Professores do Município do Rio e Regiões (SinproRio) emitiu um comunicado em que afirma que, no dia 15 de outubro, representantes do órgão irão participar de outra audiência, no Tribunal Regional do Trabalho, que irá decidir sobre o retorno às aulas presenciais.

“Mais uma vez, de forma surpreendente e sem levar em consideração todas as pesquisas científicas e orientações dos institutos científicos, como a Fiocruz e a UFRJ, a terceira turma do TJ-RJ decidiu pela abertura das escolas no Município do Rio de Janeiro, a partir de 1º de outubro. Os advogados do SINPRO-RIO estiveram na audiência e, junto com o Ministério Público e a Defensoria Pública, fizeram a defesa da vida pelo não retorno das atividades presenciais agora, nas escolas e universidades privadas. O patronato e a prefeitura, mais uma vez, se apoiaram no princípio do lucro e da economia, além de colocarem as crianças reféns de um discurso que, sabemos bem, eles não defendem no seu dia a dia”.

No dia 10 de setembro, a Justiça do Trabalho no Rio de Janeiro havia proibido o retorno às aulas presenciais nas escolas particulares do estado. Segundo a decisão, as aulas iriam permanecer proibidas até que professores e alunos fossem vacinados contra o novo coronavírus, ou até que se demonstre que não há risco aos estudantes, professores e à sociedade.

De acordo com a Subsecretaria de Vigilância Sanitária e o Comitê Científico, “as escolas privadas têm condições sanitárias de voltar às aulas, se assim quiserem”.

https://prensadebabel.com.br/index.php/2020/09/11/justica-do-trabalho-proibe-retorno-das-aulas-de-escolas-particulares-no-rj/

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Licenças de ambulantes na Praia da Azeda são suspensas após briga por espaço

Falta de plano da Enel para verão preocupa Petrópolis diante de histórico de apagões

Búzios recebe Programa Empoderadas com suporte jurídico e psicológico para mMulheres

Macaé Avança como futuro Hub Energético do Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Rolar para cima