Jovens de Iguaba Grande foram destaques em desafio do Xterra Búzios

Jovens ganharam medalha de ouro e de prata na categoria juvenil de montain bike. O Xterra é o maior festival de esportes off-road do mundo 

Búzios recebeu nos dias 5 e 6 de dezembro o Xterra, considerado o maior festival de esportes off-road do mundo, presente em 42 países. Na competição, dois alunos do Projeto Monike Azevedo, de Iguaba Grande, foram destaques da categoria juvenil de mountain bike 38km. Natália Costa da Silva e Kawan De Jesus Pereira levaram pra casa medalhas de ouro e prata. 

Natália Costa da Silva (medalha de ouro) e Kawan de Jesus Pereira da Costa (medalha de prata). Imagem: Divulgação

Os jovens campeões, que conheceram o esporte através do Projeto, são moradores e alunos da rede municipal de ensino de Iguaba Grande, que apoia o programa. A medalha de ouro foi para Natália Costa da Silva, que estuda no 1º ano do ensino médio no Ciep 457 Doutor José Elias Mello dos Santos, já a medalha de prata foi para o aluno Kawan de Jesus Pereira da Costa, estudante do C.E. Doutor de Paula Paranhos, também no 1° ano do ensino médio.  Devido a pandemia de coronavírus, os jovens atletas não foram premiados, a organização do evento informou que enviará as medalhas via correio.

O Projeto Monike Azevedo levou cerca de 10 jovens da rede municipal de ensino para participar da competição, que reuniu cerca de 1500 esportistas, entre profissionais e amadores. O evento seguiu todos os protocolos da Organização Mundial da Saúde à prevenção do Covid-19. Os alunos foram divididos em dois desafios: o montain bike de 38 km na categoria juvenil, e o revezamento de triatlhon, que inclui 1,5Km de natação, 38Km de mountain bike e 7,5Km de corrida em trilhas. Esta foi a primeira competição dos adolescentes, que foram selecionados pelo desempenho nos treinos da escolinha, antes da pandemia, e também pelo compromisso, assiduidade e responsabilidade. 

O gestor e atleta master do Projeto, Antônio Pinho, afirma que as provas foram duras e que a performance individual dos atletas foi testada ao extremo. “Montamos duas equipes de revezamento no triathlon, onde o conjunto foi fundamental. Neste tipo de prova os atletas do projeto Monike Azevedo fizeram força e se jogaram nas trilhas até o fim”, explicou ele. 

A diretora do Projeto e embaixadora do Xterra Brasil, Monike Azevedo, comentou sobre a participação dos alunos. Ela contou: “Acho o Xterra um evento super bacana, que une duas paixões da minha vida: o triatlhon, que pratiquei durante muitos anos, e o montain bike. A competição foi dura, uma prova muito forte, mas todos se saíram muito bem.” Ela contou também que ao longo da quarentena, eles tiveram que adaptar os treinamentos, usando máscaras, mantendo o distanciamento e os equipamentos higienizados. “Entregamos nosso melhor, isso é resultado de exemplo e superação para o município de Iguaba Grande, que é o que mais importa”, declarou Monike.  

Projeto monike azevedo

O projeto Monike Azevedo foi criado em 2007, com finalidades educacionais, culturais e desportivas. A iniciativa oferece a crianças de 07 a 16 anos, uma oportunidade educativa através da prática de esporte. O projeto funciona em 6 municípios da Região dos Lagos, dentre eles, Iguaba Grande.  

Comentários

Windows Lizenz Windows 10 Lizenz Office 2019 Lizenz Kaufen Office 365 kaufen Windows 10 Home kaufen Office 2016 kaufen windows 10 satın al windows 10 pro satın al