Menu

Cidades

José Maria afirma que só pressão política pode reverter o desmonte da Petrobrás no RJ

  • Home
  • Rio de Janeiro
  • José Maria afirma que só pressão política pode reverter o desmonte da Petrobrás no RJ
José Maria Rangel ( de vermelho) em entrevista

O candidato a deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT), José Maria Rangel, petroleiro e presidente licenciado da Federação Única dos Petroleiros (FUP), em entrevista ao Prensa na última terça-feira (14), criticou a forma como a Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro) vem tratando a questão do petróleo na região, assim como os representantes dos municípios produtores  que passaram pela Câmara dos Deputados.

A Ompetro, que é composta por 11 municípios, foi criada em 2001, e nos últimos anos tem focado todo seus esforços em suplicar uma nova redistribuição dos royalties e correção de valores de anos anteriores, deixando de lado seu protagonismo político de exigir da Petrobrás a retomada dos investimentos na Bacia de Campos.

“Os royalties são uma indenização futura. Eles foram e ainda são importantes, mas é preciso preparar os municípios para o dia que isso acabar. É fato que isso não foi feito, e a Ompetro continua equivocada no enfoque que eles [os prefeitos] estão dando. A Bacia de Campos é o que chamamos de campo maduro, é como a gente que vai ficando velho e vai precisando ir mais ao médico, tomar algum remédio que antes não tomava. Os poços de petróleo também são assim, tem naturalmente um declínio. Ela [Bacia de Campos] precisa de intervenções para voltar a produzir e também evitar um declínio natural, que hoje é de 12%. Já existem técnicas de recuperação que podem ser utilizadas para reduzir esse percentual e prolongar a vida dos poços de petróleo, mas os prefeitos que compõe a Ompetro não se posicionam assim, e se dobram as mentiras da atual administração da Petrobrás. ”, disse José Maria.

Sobre isso o prefeito de Campos Rafael Diniz, e também atual presidente da Ompetro, demonstrou o posicionamento submisso da entidade frente aos desafios da indústria do petróleo para a região: “Por mais que busquemos outras alternativas para a geração de renda, entendemos que os royalties ainda são a grande fonte de recursos dos nossos municípios”.

José Maria alerta que a Bacia de Campos já explora até o Pré-Sal, pondera que ainda no modelo antigo, mas que aponta para uma nova meta de exploração ainda na região. “Por que não estão brigando para que a Petrobrás invista nisso? ”, provoca.

Perguntado de como isso poderia ser realizado, volta a afirmar: “Pressão política”.

“Como parlamentar posso fazer pressão política, investir no estado. Hoje não tem um parlamentar que faça esse movimento. Todos eles, Paulo Feijó, por exemplo, é entreguista de carteirinha. Marcos Mendes, que era prefeito de Cabo Frio, votou pela entrega do pré-sal. E todos os deputados da região que passaram pela Câmara também não fizeram nada. ”, declara.

Perguntado se acredita que isso pode ser realizado, é direto: “ Basta eleger uma bancada comprometida com a soberania de nosso país. Essa é a saída”.

O candidato defende que a Petrobrás tem como papel principal investir no estado e que o parlamentar comprometido com o crescimento da região que comporta os 11 municípios produtores de petróleo tem de estar empenhado em criar mecanismos e leis para que proteja o desenvolvimento do setor na região.

“Quer um exemplo? Hoje se exporta petróleo cru da Petrobrás, são 800 mil barris diários, e não se paga um centavo de imposto. Tem de taxar isso e reverter para os municípios, para desenvolver as vocações regionais e não ficarmos mais dependentes de um recurso finito como os royalties.”, finaliza.


A Ompetro é formada pelos municípios de Campos, Macaé, Carapebus, Quissamã, São João da Barra, Rio das Ostras, Arraial do Cabo, Casimiro de Abreu, Búzios Cabo Frio e Niterói.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Búzios abandona “A Cidade Mais Badalada do Brasil” em Favor de “Búzios é Verão o Ano Todo”

TourShop doa 100% das excursões em Búzios para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Aretê Búzios: o golfe como eixo de desenvolvimento turístico e econômico

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos