Pular para o conteúdo
Search

Invasões e desmatamento em APA marinha mobilizam forças em Búzios

Operação integrada retoma terrenos e desarticula grupos de grileiros durante o feriado
Invas

Na última segunda-feira (18), a pedido do Ministério Público, uma operação conjunta envolvendo a Guarda Municipal Ambiental, a 5ª Companhia da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) e empresas de segurança privada foi deflagrada para conter invasões e desmatamentos ilegais em três terrenos localizados na Área de Proteção Ambiental (APA) marinha do bairro Marina, em Búzios. 

De acordo com os envoldios na operação, dois grupos criminosos, ambos ligados a esquemas de grilagem de terras, foram responsáveis pelas invasões. Um deles teria sido alvo da Operação Consulesa, conduzida recentemente pela Superintendência da Polícia Federal em Minas Gerais. A presença de criminosos oriundos de Minas Gerais em operações de grilagem no litoral fluminense tem sido observada como um novo padrão. 

Terrenos retomados e investigações em andamento 

Ainda de acordo com os envolvidos, a ação integrada garantiu a retomada de todos os terrenos, devolvendo-os aos proprietários legítimos. Além disso, as tentativas de fraude para legitimar a posse das áreas foram descartadas, assegurando a preservação dos direitos e a integridade ambiental da região. 

Rondas noturnas foram realizadas para prevenir novas invasões e garantir a segurança dos locais. As investigações sobre os grupos envolvidos seguem em curso, sob recomendação do Ministério Público e da força-tarefa responsável. 

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

RJ é destaque nos EUA com ações de promoção turística lideradas por Gustavo Tutuca

Andrezinho Ceciliano anuncia secretariado para reconstrução de Paracambi

Megaoperação em Cabo Frio e São Pedro da Aldeia flagra mais de 30 ligações clandestinas de água

Natal Iluminado de Maricá estreia com show de drones e árvore flutuante na Lagoa de Araçatiba

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!