Na última segunda-feira (18), a pedido do Ministério Público, uma operação conjunta envolvendo a Guarda Municipal Ambiental, a 5ª Companhia da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) e empresas de segurança privada foi deflagrada para conter invasões e desmatamentos ilegais em três terrenos localizados na Área de Proteção Ambiental (APA) marinha do bairro Marina, em Búzios.
De acordo com os envoldios na operação, dois grupos criminosos, ambos ligados a esquemas de grilagem de terras, foram responsáveis pelas invasões. Um deles teria sido alvo da Operação Consulesa, conduzida recentemente pela Superintendência da Polícia Federal em Minas Gerais. A presença de criminosos oriundos de Minas Gerais em operações de grilagem no litoral fluminense tem sido observada como um novo padrão.
Terrenos retomados e investigações em andamento
Ainda de acordo com os envolvidos, a ação integrada garantiu a retomada de todos os terrenos, devolvendo-os aos proprietários legítimos. Além disso, as tentativas de fraude para legitimar a posse das áreas foram descartadas, assegurando a preservação dos direitos e a integridade ambiental da região.
Rondas noturnas foram realizadas para prevenir novas invasões e garantir a segurança dos locais. As investigações sobre os grupos envolvidos seguem em curso, sob recomendação do Ministério Público e da força-tarefa responsável.