Menu

Cidades

Incêndio de grande proporção atinge a reserva ecológica do Peró, em Cabo Frio

  • Home
  • Búzios
  • Incêndio de grande proporção atinge a reserva ecológica do Peró, em Cabo Frio
Bombeiros combatem fogo pelo segundo dia
Estrada de Búzios está com trânsito funcionando em pare e siga/Foto Jornal Prensa de Babel
Estrada de Búzios está com trânsito funcionando em pare e siga/Foto Jornal Prensa de Babel

Um grande incêncio atinge a vegetação da reserva ecológica localizada na Estrada do Guriri,, próximo à Praia das Dunas, no bairro Peró em Cabo Frio. O fogo começou por volta das 18h desta quinta-feira (10) e segue se alastrando.

Na tarde dessa sexta-feira (11), as chamas já ameaçavam invadir a pista que fica na altura do Instituto Federal Fluminense (IFF), na Estrada de Búzios, em Cabo Frio. O trânsito segue com intervenções no local em regime de pare e siga.

Um helicóptero e três caminhões estão sendo usados no combate. De acordo com o Chefe do Parque Estadual da Costa do Sol, André Ricardo Augusto, cerca de 40 pessoas trabalham na área que está sendo consumida, entre integrantes do Corpo de Bombeiros e agentes do batalhão de Búzios.

“Incêndios nessa vegetação de restinga são muito difíceis de serem combatidos. São plantas secas e que o fogo consegue se alastrar com rapidez quando os ventos estão fortes”, conta André. Até o momento, de acordo com informações fornecidas pelo Instituto Estadual de Ambiente (INEA), cerca de 12 hectares de vegetação nativa da Area de Proteção Ambiental da Costa do Sol, chamada de “APA BR”, já foram destruídas.

Foto tirada de um drone mostra a área devastada pelo fogo/ Foto Fabiana Almeida

De acordo com moradores das proximidades da reserva, esse é o terceiro incêndio que acontece na no local, em menos de 30 dias. ” Temos um drone e quando o fogo começa colocamos ele pra filmar. A imagem é devastadora, está tudo queimado”, lamenta Fabiana Almeida, moradora do condomínio residencial próximo ao local do incêndio.

A APA tem como principal objetivo preservar e recuperar as áreas degradadas de vegetação e manter populações de animais e plantas nativas vivos. É um importante refúgio para espécies migratórias raras e vulneráveis, ameaçadas de extinção como o mico-leão-dourado.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Visita guiada oferece roteiro ao Centro Cultural do Legislativo de Macaé

Cabo Frio recebe no sábado (11), ação social “Cras na Praça”

Tragédia no Rio Grande do Sul: Búzios se mobiliza em solidariedade

Advogado e ativista assume coordenação de Clínica de Cannabis Terapêutica em Búzios