Menu

Cidades

Homem em situação de rua tem surto violento e é conduzido ao H.M. Rodolpho Perissé

foto morador de rua

A Guarda Municipal foi acionada e auxiliou a coordenadoria do CREAS, onde o homem é assistido, no atendimento e remoção até a unidade de saúde

Um homem em situação de rua entrou em surto colocando em risco quem transitava pelo centro de Búzios, na manhã desta quinta-feira (04). Agentes da Guarda Municipal foram acionados para ajudar na contenção, já que o homem portava uma faca. A coordenadoria do CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) acompanhou a ação e seguiu com ele até o Hospital Municipal Rodolpho Perissé, onde ele recebeu atendimento.

O homem recebeu atendimento na unidade de saúde e será acompanhado pela equipe do CREAS, que já está familiarizada com o caso do assistido, já que ele é cadastrado no município e participa de programas de assistência social do município.

A Prensa procurou a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, Joice Costa, para falar sobre o caso e entender a atual situação da pasta, que ela assumiu há pouco mais de 30 dias.

Joice explica que a Secretaria tem realizado, por meio do CREAS e em parceria com outras pastas, as abordagens sociais nestes locais.

“Temos nos deparado com assistidos, aqueles que não possuem histórico psiquiátrico, com históricos diversos. Alguns se abrigam no Crer-Vip, (instituição que atende pessoas em recuperação de alcoolismo e abusos de drogas, na Baía Formosa), outros preferem permanecer em situação de rua. Estes são orientados a não manter objetos pessoais em espaços públicos, garantindo o ordenamento desses locais. É necessário um trabalho em conjunto durante a abordagem, buscando restabelecer vínculos, principalmente familiares. Caso não haja essa opção, a tentativa é o encaminhamento para instituições, explicou”.

Paralelo a isso, Joice conta que vem buscando diálogo com representantes de outros municípios com a intenção de criar o que ela chama de marco regulatório para a atuação da Secretaria, com o objetivo de desenvolver protocolos para o acolhimento dessas pessoas em locais seguros, onde estejam protegidos para um recomeço.

“O CREAS possui relatórios e todo o acompanhamento das pessoas em situação de rua em Búzios, que são acompanhadas de perto. Em alguns casos temos histórias de pessoas que decidem deixar a rua e retornar para suas casas aqui mesmo em Búzios e até em outras cidades”, completou Joice.

A Associação Comercial e Empresarial de Búzios (ACEB), procurada pela Prensa, em razão das dificuldades que comerciantes enfrentam com o aumento dos casos de violência e até ataques a estabelecimentos na localidade, posicionou-se por meio de nota em que informa estar ciente da situação e buscando soluções através do diálogo com o poder público.

“Compreendemos a complexidade de fatores sócio econômicos, psíquicos e culturais que envolvem a questão”. Segundo a diretoria atual, já existe o auxílio de peritos no tema e também a reivindicação uma primeira reunião com a secretária de Desenvolvimento Social do município para uma possível atuação em conjunto, respeitando a legislação referente ao tema e principalmente a dignidade humana de todos os indivíduos envolvidos.

SOBRE O CREAS

O CREAS é uma unidade pública que tem como principal objetivo oferecer o trabalho social especializado no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para famílias que estão em uma situação considerada de risco pessoal ou social (por violação de direitos). 

Em Búzios, a sede fica localizada na Praça Santos Dumont, número 111, Centro. 

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Escola de Artes e Ofícios Zanine em Búzios promove Experiências Criativas para Adultos

Búzios promove terceiro encontro do Seminário Abolição da Escravatura

Angela na Babel – A Coluna da Angela Barroso na Prensa #18

Cientista Janis Roze homenageado em descoberta de nova espécie de cobra coral