A data se tornou comemorativa, mas tem um valor histórico além de “doces ou travessuras”
Conhecida como “Dia das Bruxas”, a data, 31 de outubro, é comemorada pela liberdade temática. O momento é aguardado para as fantasias e brincadeiras de crianças como o “doces ou travessuras”, além disso, inúmeros estabelecimentos também aproveitam o momento para entrar no clima assustador, mas divertido. Apesar disso, o Halloween vem de uma tradição pagã muito antiga, comemorada pelo Hemisfério Norte a transição entre o outono e o solstício de inverno.
A origem da comemoração nasceu em um festival celta da colheita, celebrando o final do período fértil, o festival é chamado de Samhain. O nome vem do escocês gaélico, que significa “fim do verão”. Este é um momento de fim, no qual, o tempo de colheita se finaliza, e também a uma conexão maior com os antepassados e falecidos, os praticantes realizam homenagens aos entes queridos que já faleceram.
A abóbora é o símbolo mais conhecido do Halloween, os filmes e cenários são enfeitados com ela a todo momento, mas a adaptação veio de uma lenda irlandesa chamada “Jack O’Latern”, desde então o símbolo serve para iluminar o caminho dos mortos. Mas a abóbora só se tornou um símbolo do festival de Dia das Bruxas a partir do século 19.
Após anos as pessoas se adaptaram para comemorar o festival e se divertir. Mas não se pode esquecer que a data surgiu de uma comemoração religiosa, e que muitos ainda seguem o festival de origem.
Dia 31 de outubro no Brasil
Neste dia é comemorado o “Dia do Saci”, após inúmeras críticas da introdução da festa de Halloween no país, em 2003 o Projeto de Lei Federal n° 2.762 institui a comemoração deste personagem do folclore brasileiro. Este dia tem como objetivo abrir espaço para celebrar o folclore nacional.