Search
Degradê com CSS

Halloween: Festividade e prática religiosa

O Halloween vem de uma tradição pagã muito antiga, comemorada pelo Hemisfério Norte a transição entre o outono e o solstício de inverno. Imagem Reprodução Site Calendar
O Halloween vem de uma tradição pagã muito antiga, comemorada pelo Hemisfério Norte a transição entre o outono e o solstício de inverno. Imagem Reprodução Site Calendar

A data se tornou comemorativa, mas tem um valor histórico além de “doces ou travessuras”

Conhecida como “Dia das Bruxas”, a data, 31 de outubro, é comemorada pela liberdade temática. O momento é aguardado para as fantasias e brincadeiras de crianças como o “doces ou travessuras”, além disso, inúmeros estabelecimentos também aproveitam o momento para entrar no clima assustador, mas divertido. Apesar disso, o Halloween vem de uma tradição pagã muito antiga, comemorada pelo Hemisfério Norte a transição entre o outono e o solstício de inverno.

A origem da comemoração nasceu em um festival celta da colheita, celebrando o final do período fértil, o festival é chamado de Samhain. O nome vem do escocês gaélico, que significa “fim do verão”. Este é um momento de fim, no qual, o tempo de colheita se finaliza, e também a uma conexão maior com os antepassados e falecidos, os praticantes realizam homenagens aos entes queridos que já faleceram.

A abóbora é o símbolo mais conhecido do Halloween, os filmes e cenários são enfeitados com ela a todo momento, mas a adaptação veio de uma lenda irlandesa chamada “Jack O’Latern”, desde então o símbolo serve para iluminar o caminho dos mortos. Mas a abóbora só se tornou um símbolo do festival de Dia das Bruxas a partir do século 19.

Após anos as pessoas se adaptaram para comemorar o festival e se divertir. Mas não se pode esquecer que a data surgiu de uma comemoração religiosa, e que muitos ainda seguem o festival de origem.

Dia 31 de outubro no Brasil

Neste dia é comemorado o “Dia do Saci”, após inúmeras críticas da introdução da festa de Halloween no país, em 2003 o Projeto de Lei Federal n° 2.762 institui a comemoração deste personagem do folclore brasileiro. Este dia tem como objetivo abrir espaço para celebrar o folclore nacional.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Você conhece as Casas da Mulher Buziana? Mais de 100 vagas abertas para cursos gratuitos

Defesa Civil de Rio das Ostras emite alerta de ressaca com risco de alagamentos e ventos fortes

Cortes em camadas, franjas versáteis e estilos curtos ganham força nos cabelos das mulheres em 2025

Justiça mantém suspensão de licença para novo trecho da RJ-102 em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!