Menu

Cidades

Guarda Municipal detêm suspeito de estuprar mulher em Búzios após o réveillon

  • Home
  • Búzios
  • Guarda Municipal detêm suspeito de estuprar mulher em Búzios após o réveillon
127º DP/ Búzios
127º DP/ Búzios
Delegacia de Búzios/ Foto Reprodução

Na manhã deste domingo (5), em Búzios, na Região dos Lagos do Rio, Guardas Civis Municipais reconheceram e conduziram até à delegacia um homem de 51 anos acusado de estupro de uma mulher de 21 anos no dia 1º de janeiro. Ele foi ouvido e liberado, por não ter havido flagrante e ter se passado mais de 24 horas. No entanto terá de retornar à delegacia novamente está segunda-feira (6) para mais explicações.

A jovem relatou que pegou uma carona para sua casa, em Unamar, no 2º distrito de Cabo Frio, após trabalhar na praia de Geribá durante o réveillon, e que foi abusada durante o trajeto e em seguida e abandonada no bairro Rasa.

Os guardas do setor Bravo, o mesmo que atendeu a jovem, identificaram o suspeito munidos de uma fotografia do acusado e com informações das características relatadas pela vítima. Ele também é morador de Unamar e trabalha em Búzios.

Após prestar ocorrência a mulher foi orientada a realizar o exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal, em Cabo Frio ou Araruama. Não temos informações se a vitima já conseguiu realizar este exame, determinante em casos de estupro. Possivelmente ela terá de realizar o processo de reconhecimento do abusador ainda está semana, mas, mesmo em caso de confirmação, o inquérito é enviado para Justiça que decide por decretar a prisão ou não.

Só em 2018 4.543 casos de estupro de mulheres foram registrados no estado do Rio de Janeiro. Em 70% dos casos, as vítimas tinham até 17 anos. Em 44% dos registros, os agressores eram pessoas do convívio da vítima, como companheiros, ex-companheiros, pais, padrastos, parentes e conhecidos. Os dados fazem parte do Dossiê Mulher 2019, elaborado pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) do Rio de Janeiro. Segundo o dossiê, a cada 24 horas, 12 mulheres são vítimas desse tipo de crime.

O que fazer em casos de estupro

Chamar a polícia ou ir até uma delegacia. Lá, será registrado um Boletim de Ocorrência e a vítima será encaminhada em seguida a um hospital para realizar exames e receber medicamentos anti-retorvirais (para impedir a contaminação pelo vírus da AIDS, por exemplo) e a pílula do dia seguinte. O registro do BO é importante para que a vítima possa em seguida fazer o exame de corpo de delito, realizado no Instituto Médico Legal (IML).

Búzios não tem Delegacia de Proteção a Mulher

Búzios não tem Delegacia de Defesa da Mulher (DEAM), importante instrumento  de combate à violência contra a mulher. A finalidade da DEAM não é apenas a de punir os agressores, mas também amparar as vítimas, explicando e defendendo seus direitos, estimulando as denúncias das agressões, além de realizar estudos para identificar o perfil dos ofensores.

O que caracteriza estupro

 De acordo com juristas, “crime de estupro é qualquer conduta, com emprego de violência ou grave ameaça, que atente contra a dignidade e a liberdade sexual de alguém”. O elemento mais importante para caracterizar esse crime é a ausência de consentimento da vítima.

A culpa nunca é da vítima. Você pode fazer uma denúncia pelos telefones da Polícia Militar (190) e do Disque 180. O Telefone da Guarda Municipal é 153.

Não é preciso haver penetração para que o crime se caracterize como estupro. Desde 2009 o Código Penal Brasileiro prevê, no artigo 213, que o estupro acontece quando há, com violência ou grave ameaça, “conjunção carnal ou prática de atos libidinosos”, prevendo penas que variam de seis a 10 anos de prisão, que podem ser agravadas caso o crime resulte em morte, lesões corporais graves ou seja praticado contra adolescentes de 14 a 18 anos incompletos.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Advogado e ativista assume coordenação de Clínica de Cannabis Terapêutica em Búzios

Vânia de Brito estreia monólogo em Búzios

”Terra Prometida”, livro de Alba Michele, traz um mergulho nas complexidades das comunidades do Rio de Janeiro

Roda de Samba com Evandro Lino no Pátio Michou