Menu

Cidades

Galácticos

Rafael Alvarenga é professor e cronista esportivo
Rafael Alvarenga é professor e cronista esportivo

Por Rafael Alvarenga

 

rafael-alvarengaNas 328 páginas do livro Anjos Brancos – Entre o Céu e o Inferno os Bastidores do Real Madrid o jornalista inglês John Carlin destaca cinco anos da história do clube merengue (2000 – 05). Muitos de nós sabemos que o Real Madrid, fundado em 1902, é um dos maiores campeões de tudo que se pode disputar no mundo do futebol. Entretanto, a razão deste recorte não se deve a títulos.

 

O início dos anos 2000 no Real Madrid é marcado pela política de Florentino Pérez que se tornou presidente do clube. E é justamente seu modo de pensar o futebol que o faz criar um time que entrou para a história por reunir, num mesmo lado do campo, nomes como: Zidane, Ronaldo, Beckham, Figo, Roberto Carlos e Raul. Uma equipe que entrou para a história com o codinome de Galácticos.

 

Segundo Carlin, o pensamento de Pérez se resumia em “Quanto mais espetaculares e caros os seus jogadores, mais baratos e ainda mais espetaculares eles se tronarão.”. Ora porque essas estrelas se pagariam a si mesmas. Atraindo investimentos e patrocínios tão galácticos quanto eles mesmos.

 

No entanto, o que mais me chamou a atenção no livro foi uma idéia defendida pelo próprio autor. Segundo ele, o que marca um time não são, necessariamente, os troféus conquistados. É preciso mais que isso. Deve existir um futebol esplêndido, uma forma de jogar que encante e que prevaleça sobre a vitória e a derrota. É nesse sentido que ele cita a seleção brasileira de 1982, e a laranja mecânica de Cruyff (1974-78). Ambas as equipes não foram campeãs do mundo, entretanto o conquistaram por jamais serem esquecidas.

 

A tese de Carlin é polêmica, sem dúvida. Mas convida a pensar e desejar que o futebol seja bonito, seja arte; e que marque até mesmo quando o campeão for o adversário.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Coletivo GRIOT promove cortejo de bloco afro no Canto do Forte, em Cabo Frio neste domingo (26)

Wine in Búzios 2024 anuncia programação do festival

Palestra em Búzios sobre paisagismo urbano e diversidade vegetal da Região dos Lagos  

Megaoperação policial desmantela império do tráfico do Comando Vermelho em Búzios e outras cidades do país