Menu

Cidades

“Foi como comprar uma bomba e levar três”, disse Cezar Fernandes sobre a secretaria de turismo

cezar-fernandes

 

cezar-fernandes
Cezar Fernandes no ciclo de palestas da Sidsol. Cezar mostrou alguns números interessantes, como os de que a Cidade tem 115 agências de viagens, 120 táxis, 162 bugres licenciados, 32 escunas, 26 aquatáxis, 60 ônibus e vans, e que recebe 2 mil e 60 passageiros vindo dos navios por mês, e 600 passageiros de ônibus vindos do Rio de Janeiro passar um dia em Búzios. No entanto, não escondeu que não sabe quantos restaurantes e bares a Cidade tem. Foto de Gustavo Medeiros.

O secretário de turismo de Búzios fala sobre o trabalho que vem desenvolvendo e os projetos 

 

“Estou secretário de turismo. Aceitei ser secretário e foi como ganhar em um concurso: Compre uma bomba e leve três.  Confesso que quando aceitei  não sabia que seria assim.”.

Desta forma começou o discurso do secretário de turismo de Búzios, Cezar Fernandes. A alegoria das “três bombas” era uma referência a sua pasta também englobar, além do turismo, a cultura e o patrimônio histórico.  Com esta brincadeira inicial o secretário, que também é proprietário da empresa Tour Shop, conseguiu da platéia, cerca de 60 pessoas, durante o Ciclo de Palestras do Sindsol na última quarta feira (08), arrancar uns 6  risos tímidos.

Na sequência Cezar Fernandes, também conhecido como Cezar do Trolley, afirmou que hoje temos uma cidade que 60%  das atuações empresariais são ilegais. “Estamos tendo um imenso trabalho para botar todo mundo que é do trade dentro do trade.”, disse.

Cezar depois comentou que estão (a Secretaria de Turismo) fazendo um imenso (palavras do secretário) trabalho de inteligência usando o Google. Desta forma, via Google, chegaram à conclusão de que Búzios teria cerca de 800 meios de hospedagem.

“De verdade não sabemos quantos quartos temos em Búzios, então não temos como saber a porcentagem correta de ocupação.”, revelou sobre os números que a Cidade revela a imprensa  sobre a ocupação durante o verão e outras datas de pico.

Cezar mostrou alguns números interessantes, como os de que a Cidade tem 115 agências de viagens, 120 táxis, 162  bugres licenciados, 32 escunas, 26 aquatáxis, 60 ônibus e vans,  e que recebe 2  mil e 60 passageiros vindo dos navios por mês, e 600 passageiros de ônibus vindos do Rio de Janeiro passar um dia em Búzios.  No entanto, não escondeu que não sabe quantos restaurantes e bares a Cidade tem.

Diferentemente do que pensa das Escunas, Cesar acredita que os Aquatáxis estão equilibrados na quantidade e no valor do preço cobrado pelo serviço.  Fez uma conta em que afirma que 7 toneladas de cocô são despejados por mês pelas escunas nas praias de Búzios.  “Você usa o banheiro da escuna e dá à descarga, o que cai na água é algo com o mesmo designer que você fez no banheiro.”, comentou.  Cesar também se mostrou preocupado com a segurança dos usuários das escunas. “Seria uma mídia negativa para a Cidade se uma dessas escunas afundasse”, disse. Realmente no carnaval de 2014 foi negativa a repercussão do catamarã da Tour shop  que adernou próximo da Ilha Feia, e que foi notícia em todo o Brasil.

 

Pra finalizar Cezar  afirmou que, com foco no resgate do turismo de qualidade, Búzios vai buscar a Bandeira Azul para 17 praias a curto, médio e longo prazo. As três primeiras são Azeda, Azedinha e Forno, cujas candidaturas serão lançadas ainda no primeiro semestre deste ano. No segundo semestre, a Secretaria de Turismo pretende pedir a Bandeira Azul, certificado internacional de qualidade de praias, para José Gonçalves, Foca, Ponta da Lagoinha e Ossos. No Rio, somente a Prainha tem a Bandeira Azul e são candidatas as praias de Itacoatiara, em Niterói, e Peró, em Cabo Frio.

“O desafio é grande. Nosso projeto é cuidar do turista, nosso cliente, do começo ao fim: desde que ele escolhe Búzios como destino até o dia que ele deixa a cidade. A prioridade é ordenar a cidade, acabar com a ilegalidade e definir, com base em números confiáveis, qual o limite de pessoas que Búzios pode receber.”, explicou.

https://prensadebabel.com.br/index.php/2017/01/31/acompanhe-saga-do-batman-de-buzios-aqui/

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Deputada Marina do MST e Cepro realizam reunião em Rio das Ostras para discutir temas sociais urgentes

Búzios é finalista no prêmio Melhores do ano da gastronomia 2024

Búzios recebe o 3º Encontro de Numismática de 24 a 25 de maio

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos