Menu

Cidades

Filme “Com as Próprias Mãos” revela passado obscuro de Búzios em uma trama policial intrigante

  • Home
  • Búzios
  • Filme “Com as Próprias Mãos” revela passado obscuro de Búzios em uma trama policial intrigante
A estreia é nesta sexta-feira (8), no canal Curta!
Cartaz_Com as Próprias Mãos

Búzios, conhecido por suas paisagens paradisíacas e clima alegre e descontraído, esconde em seu passado um episódio sombrio que agora ganha destaque no documentário “Com as Próprias Mãos”. O filme, dirigido por José Francisco Tapajós, é uma produção realizada em parceria com o Canal Curta! e viabilizado pelo FSA – Prodav 02/16. A estreia é nesta sexta-feira (8), no canal Curta!

A narrativa do documentário revela a história da Scuderie Le Cocq, o primeiro grupo de extermínio do Brasil, focando especialmente no episódio envolvendo o bandido Cara de Cavalo, que encontrou refúgio no pacato bairro Cem Braças, em Búzios, onde acabou perdendo a vida em 3 de outubro de 1964, aos 23 anos.

Manoel Moreira, o Cara de Cavalo, foi protagonista de uma trama criminosa que resultou no surgimento da Scuderie Le Cocq, uma organização policial clandestina formada, a princípio, para vingar a morte do detetive Milton Le Cocq. A história se desenrola em 1964, quando o detetive é assassinado. Cara de Cavalo é identificado como o autor do disparo, desencadeando uma caçada ao criminoso.

A caçada em Búzios: Testemunhos Locais

A produção ainda entrevista moradores de Búzios que testemunharam os acontecimentos da época, como Toninho Português e Benildo Mota, oferecendo um olhar único sobre o passado obscuro da cidade.

Eles testemunharam os eventos. Toninho, um jovem na época, visitou o local onde Cara de Cavalo foi encontrado morto, enquanto Benildo, que havia se mudado para Búzios após o ocorrido, compartilha suas lembranças do ambiente naquele período.

O diretor do Grupo Prensa de Babel, Victor Viana, participante do filme como produtor local e entrevistador, destaca a importância de trazer à luz essa parte da história de Búzios.

“O filme é fundamental para contar de verdade uma história que marcou o Rio de Janeiro e que tem consequências até hoje em todo o estado. O olhar do José Francisco foi exato não só nos fatos e nos contrapontos, visto pela ótica da Yasmim, como também ao expor uma revelação inédita do veterano Luarlindo, que muda a direção do olhar do espectador sobre a história e o papel da imprensa e polícia”, comenta Victor.

O Filme: Uma homenagem ao jornalismo

“Com as Próprias Mãos” ao mesmo tempo que expõe uma relação, por vezes promiscua, entre polícia e os jornais, também presta homenagem ao jornalismo, ao colocar como protagonistas: Luarlindo Ernesto, um veterano da reportagem criminal, e Yasmin Santos, uma jornalista contemporânea com raízes nas comunidades cariocas, reprimidas pela polícia, proporcionando perspectivas contrastantes sobre o Rio de Janeiro de 1964 e 2021.

“O filme joga luz em uma discussão muito importante, principalmente em um momento como o atual. A caçada ao Cara de Cavalo foi a maior perseguição policial do Brasil, e levar o Luarlindo de volta à Buzios, quase 60 anos depois do ocorrido, foi uma experiência muito marcante para ele. para a equipe e todos os envolvidos”, disse o diretor do filme, José Francisco Tapajós.

Reflexões contemporâneas e históricas

Além de ser um thriller policial, o documentário busca refletir sobre o poder da mídia e do governo na manipulação da população. Bruno Paes Manso, pesquisador e roteirista do filme, contribui para uma análise crítica sobre as origens da violência policial e da cultura da justiça com as próprias mãos no Brasil.

O filme também busca ser um objeto de estudo sobre as origens da violência policial e da cultura da justiça com as próprias mãos, temas mais relevantes do que nunca no contexto atual do Brasil, o país que mais registra mortes por armas de fogo no mundo.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Guarda Ambiental de Búzios e Instituto Larissa Saruê realizam soltura de animais silvestres na APA do Pau Brasil

Cabo Frio amplia vacinação contra a gripe influenza para toda a população acima de 6 meses

Coordenadoria-geral de Igualdade Racial de Cabo Frio divulga calendário mensal de atividades

Vacina da gripe é liberada para toda população acima de seis meses em Rio das Ostras