Pular para o conteúdo
Search

Festa de Sant’Anna marca quase 300 anos de fé e tradição em Búzios

Neste domingo (23) Búzios dá início a tradicional festa em homenagem à padroeira da cidade, Sant’Anna. A programação, que vai até o dia 26 de julho (dia da padroeira), inclui atividades religiosas, como procissão, reza do terço, shows, recreação infantil, atividades esportivas, missas solenes e queima de fogos.

A festa acontece com realização dos tradicionais festeiros, Paroquia de Sant”Anna e Santa Rita de Cassia, e Arquidiocese de Niterói com apoio da Prefeitura de Búzios, comércio local, Quilombo da Maria Joaquina, Colônia dos Pescadores, Associação de Atletismo, associação de ciclistas e Feira Periurbana de Búzios.

No dia 29 acontece a missa em ação de graças e a posse dos novos festeiros.

 

Programação Sant'AnnaFé e devoção 

 

A milagrosa imagem da Sra. Sant'Anna
A milagrosa imagem da Sra. Sant’Anna

Ao longo destes 277 anos de celebração, a festa em homenagem à padroeira vem sendo considerada um encontro das famílias buzianas. Diz  a devoção popular que a imagem de Sant’Anna foi encontrada no mar por pescadores e que, a partir desse dia, não faltou mais pesca para a população. Também diz-se que, durante a construção da capela (em 1743), a imagem da santa mudava milagrosamente de posição, virando-se em direção ao mar durante a noite, o que fez com que a capela fosse definitivamente construída voltada para o mar.

Importância cultural e histórica 

Entre 1728 e 1768, o povoado de Armação dos Búzios foi um importante entreposto de caça às baleias no Brasil colonial. A praia da Armação era o local onde se localizava a armação baleeira propriamente dita (com reservatórios de óleo de baleia, administração, senzala, etc), enquanto a praia dos Ossos era o local onde o processamento das baleias era iniciado, separando-se a carne dos ossos dos animais.


O desenvolvimento da armação baleeira foi uma responsabilidade delegada pela Coroa portuguesa ao contratador português Brás de Pina, que teria levantado a Capela (ou Igreja) de Santana com pedra, cal e argamassa de óleo de baleia, objetivando homenagear a santa, que teria salvado do naufrágio um barco com escravos. A Igreja é, atualmente, a única edificação da época dos tempos da pesca da baleia ainda de pé.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.