Search
Degradê com CSS

Ex-prefeito Fernando Collor é preso em Maceió após condenação por corrupção e lavagem de dinheiro

Collor foi detido em Maceió após determinação do ministro Alexandre de Moraes; pena é de 8 anos e 10 meses em regime fechado
FernandoCollor-1080-848x477

O ex-presidente Fernando Collor de Mello, de 75 anos, foi preso na madrugada desta sexta-feira (25) em Maceió, após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A prisão ocorre após a rejeição dos últimos recursos apresentados pela defesa do ex-senador. Condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, Collor deverá cumprir pena de 8 anos e 10 meses em regime fechado, segundo informações confirmadas pela defesa e pela Polícia Federal.

A defesa informou que Collor foi preso por volta das 4h da manhã, quando se deslocava espontaneamente para Brasília. Ele encontra-se custodiado na Superintendência da Polícia Federal em Alagoas. A ordem de prisão foi executada após decisão monocrática de Moraes, que será analisada em sessão virtual do STF marcada para esta sexta-feira (25).

Condenação está relacionada à Operação Lava Jato
A condenação de Fernando Collor tem origem em investigação da Operação Lava Jato. Segundo denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em 2015, o ex-presidente recebeu aproximadamente R$ 20 milhões em propinas por meio de contratos irregulares firmados entre a BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras, e a construtora UTC. A PGR afirma que Collor utilizou sua influência entre 2010 e 2014 para intermediar os contratos.

Entre as provas usadas na ação penal estão comprovantes financeiros encontrados no escritório do doleiro Alberto Youssef e depoimentos de delatores premiados. Em maio de 2023, o plenário do STF condenou o político, e os recursos apresentados posteriormente foram considerados meramente protelatórios.

Defesa critica decisão e pede revisão de pena
A defesa do ex-presidente afirmou ter recebido “com surpresa e preocupação” a decisão de Moraes, reiterando que as acusações se baseiam exclusivamente em delações premiadas e que “não existem provas materiais que sustentem a condenação”. Um dos argumentos apresentados era a tentativa de revisão da pena por corrupção passiva, com base em divergências nos votos dos ministros do STF, o que poderia resultar na prescrição do crime. No entanto, por 6 votos a 4, o Supremo negou o recurso.

Trajetória política marcada por escândalos e retorno ao Senado
Fernando Collor foi presidente do Brasil entre 1990 e 1992, eleito pelo PRN após vencer Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno da primeira eleição direta pós-ditadura. Em 1992, renunciou ao cargo em meio ao processo de impeachment motivado por denúncias de corrupção e tráfico de influência, reveladas por seu irmão, Pedro Collor, e envolvendo seu tesoureiro de campanha, Paulo César Farias.

Apesar da renúncia, Collor foi absolvido pelo STF em 1994 no caso relacionado ao mandato presidencial. Anos depois, retomou a carreira política como senador por Alagoas, cargo que ocupou de 2007 a 2023. Em 2022, tentou se eleger governador do estado, mas ficou em terceiro lugar.

Repercussão e próximos passos
Com a prisão de Fernando Collor, o STF inicia o período de execução da pena. O ministro Alexandre de Moraes solicitou o referendo da decisão em plenário virtual, e a expectativa é que os demais ministros confirmem a ordem de prisão. Enquanto isso, o ex-presidente seguirá detido em Maceió até que o destino final de seu cumprimento de pena seja definido.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Prefeitura atribui à falta de recursos cancelamento da etapa estadual de Motocross em Búzios

Maricá divulga programação de aniversário com shows de Alceu Valença, Elba Ramalho, Simone Mendes e Marcelo D2

Ex-prefeito Fernando Collor é preso em Maceió após condenação por corrupção e lavagem de dinheiro

Cine Bardot divulga programação do Festival de Cinema Europeu Imovision em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!