Menu

Cidades

  • Home
  • Destaque 3
  • Fazenda de polvos em cativeiro gera críticas por crueldade e ameaça à sustentabilidade

Fazenda de polvos em cativeiro gera críticas por crueldade e ameaça à sustentabilidade

Evidencias cientificas apontam que polvos são seres sencientes e capazes de sentir emoções
cientistas alertam que a criação em escala industrial não é tão sustentável quanto afirmam os defensores do projeto - Foto AVaaz
cientistas alertam que a criação em escala industrial não é tão sustentável quanto afirmam os defensores do projeto - Foto AVaaz

A multinacional Nueva Pescanova planeja inaugurar a primeira fazenda de criação de polvos em cativeiro do mundo nas Ilhas Canárias, na Espanha. No entanto, a iniciativa tem gerado críticas por parte de pesquisadores e ativistas que denunciam a crueldade por trás do projeto. Segundo informações divulgadas, milhares de polvos serão mantidos em tanques apertados e abatidos para produzir 3.000 toneladas da carne deste animal por ano até 2026.

Apesar de evidências científicas mostrarem que polvos são seres sencientes e capazes de sentir dor e emoções como medo e angústia, a multinacional alega que a criação em cativeiro aliviará a pressão da pesca sobre as populações selvagens. Entretanto, cientistas alertam que a criação em escala industrial não é tão sustentável quanto afirmam os defensores do projeto, já que a aquicultura sobrecarrega os estoques naturais.

Além disso, estudos mostram que polvos podem passar por intenso sofrimento e tendem a ficar agressivos quando confinados, podendo até se automutilar. A descoberta motivou o governo britânico a ampliar a proteção a polvos e mariscos, incluindo-os no escopo do Projeto de Lei do Bem-Estar Animal.

Diante desses fatos, uma petição para impedir a abertura da fazenda já conta com milhares de assinaturas. Ativistas defendem que qualquer operação agrícola visando uma alta qualidade de vida para os animais, reproduzindo o habitat natural da espécie, provavelmente seria muito cara para ser lucrativa.

O caso está movimentando a opinião pública mundial, considera que é importante que as autoridades locais avaliem cuidadosamente os impactos dessa iniciativa e considerem a proteção e o bem-estar dos polvos antes de concederem a autorização para sua abertura. Confirmando a premissa mundial de que a preservação da vida marinha e a busca por alternativas sustentáveis são necessárias para garantir um futuro mais justo e equilibrado para o planeta.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Corrida Rústica Fest Verão 2023 - Crédito - LÉO BORGES

São Pedro da Aldeia reabre inscrições para corrida rústica nesta quinta (2)

Fotos: Clarildo Menezes

Maricá Skate Fest: Alunos do Esporte Presente treinam na arena de Itaipuaçu

Jiu-Jitsu Divulgação

Macaense é destaque em Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu

Divulgação

Jornalista lança o livro ‘Funk Delas – A história contada pelas mulheres’ em Cabo Frio nesta sexta-feira (3)