Menu

Cidades

Falta de entrega interrompe vacinação contra a Covid-19 em Maricá

  • Home
  • Destaque 3
  • Falta de entrega interrompe vacinação contra a Covid-19 em Maricá
Imagem: Evelen Gouvêa | PMM
Imagem: Evelen Gouvêa | PMM

Motivo é o recebimento insuficiente de doses e frascos com quantidade menor que 10 volumes. Vacinação será retomada assim que o município receber novas unidades

A Prefeitura de Maricá confirmou que, a partir desta quinta-feira (22), a vacinação contra a Covid-19 será interrompida no município. De acordo com o governo municipal, o motivo da pausa é o não recebimento de novas doses de vacina pelo Ministério da Saúde (MS), quanto da entrega sistemática de volumes abaixo da necessidade real da cidade.

Segundo o órgão, além de a quantidade recebida ser insuficiente para imunizar a população dentro do estabelecido pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), os frascos com quantidade menor da vacina registraram mais perdas do que o esperado. A situação já foi comunicada à Secretaria Estadual de Saúde (SES).

A possibilidade de suspensão já havia levado a Prefeitura a abrir uma ação judicial, nesta terça-feira (20), contra a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com o intuito de obrigar o órgão a retirar os entraves para a aquisição da vacina russa Sputnik V. Maricá comprou 500 mil doses do imunizante.

A vacinação tem previsão de retomada assim que o município receber novas doses, seguindo o calendário já divulgado, com o adiamento das datas que serão atualizadas.

Ao final de março, o Ministério da Saúde antecipou a vacinação do grupo prioritário “Forças de Segurança” para a primeira fase de vacinação e atribuiu aos municípios a responsabilidade de imunizar 18% das forças de segurança municipais: Guarda Municipal e Defesa Civil Municipal. O MS também determinou a data de início da segunda fase da vacinação, que abrange as pessoas com comorbidades para a próxima segunda-feira (26/04).

O município de Maricá relata que os frascos de vacina, principalmente os destinados à 2ª dose e que deveriam conter 10 doses, passaram a não vir com o volume suficiente.

“Até a última terça-feira (20), a Secretaria Municipal de Saúde de Maricá já contabilizava cerca de 1.670 doses perdidas, ultrapassando a previsão inicial de 5% de perdas aceitáveis”, explica a Prefeitura.

A Prensa questionou a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e aguarda respostas.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Cabo Frio recebe no sábado (11), ação social “Cras na Praça”

Tragédia no Rio Grande do Sul: Búzios se mobiliza em solidariedade

Advogado e ativista assume coordenação de Clínica de Cannabis Terapêutica em Búzios

Vânia de Brito estreia monólogo em Búzios