Menu

Cidades

Fake News: Rio das Ostras desmente recebimento de verba federal

102563892_3936059139801564_595396465920941495_o-1

De acordo com o divulgado em uma página das redes sociais a cidade já teria recebido 14 milhões, mas esse dinheiro não estaria sendo aplicado na Saúde do município.

A internet é um grande baú de informações não checadas, mal apuradas e, em muitos casos, falsas, e o usuário deve observar cuidadosamente as informações que compartilha e acredita. As chamadas ‘fake news‘.

Além disso, com o intuito de desinformar ou criar atritos políticos muitas páginas nas redes sociais espalham informações desencontradas que são compartilhadas dezenas de vezes.

Um desses casos, aconteceu na semana passada e envolveu o município de Rio das Ostras e uma verba de 120 bilhões de reais disponibilizada paras os estados e municípios como uma ajuda no combate a pandemia do novo coronavírus. De acordo com o divulgado em uma página das redes sociais a cidade já teria recebido 14 milhões, mas esse dinheiro não estaria sendo aplicado na Saúde do município.

A publicação ainda disponibiliza links de sites de notícias conceituados para “mais informações”. Porém, não informa na arte compartilhada da publicação, informações disponibilizadas nesses mesmo sites, como: a verba e suas emenda ainda estão em votação. A proposta foi aprovada na Câmara Federal no dia 5 de maio, porém, segue para -sanção presidencial e possibilitar a liberação dos recursos. O texto ainda pode ser alterado por emendas, que serão votadas separadamente.

Omitir informações propositalmente também pode ser considerada uma ‘fake news’.

A Prefeitura de Rio das Ostras divulgou uma resposta a essa publicação que informa que divulgar notícias falsas é crime. E a “administração municipal esclarece que essa verba foi aprovada, mas ainda não está disponibilizada. No entanto, todos os recursos direcionados, exclusivamente, para as ações voltadas para o combate à pandemia, que inclui compra de equipamentos e de EPI’s, inclusive, pagamento de profissionais à frente dessas ações, entre outros itens.”.

Por isso, a Prensa de Babel reafirma: Não compartilhe notícias sem verificar sua veracidade e, principalmente, observe se o veículo ou página de notícias que disponibilizou a informação tem credibilidade e jornalistas responsáveis por apurar os fatos e transforma-los em informações.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Grupo Bz promove rifa solidária em apoio às vítmas das chuvas no Rio Grande do Sul

Morador de Manguinhos denuncia vazamento de água

Escola de Artes e Ofícios Zanine em Búzios promove Experiências Criativas para Adultos

Búzios promove terceiro encontro do Seminário Abolição da Escravatura