Search
Degradê com CSS

Educação Oceânica é destaque neste sábado em Rio das Ostras

“Iurukuá” promove ações interativas com a comunidade sobre a adoção de hábitos sustentáveis para conservação e saúde dos oceanos e dos seres que o habitam
Divulgação
Divulgação

No sábado (4), a comunidade de Cidade Praiana, em Rio das Ostras, terá a oportunidade de participar de uma programação especial de Educação Oceânica, das 9h às 12h. O evento, que ocorrerá próximo ao Centro de Referência de Assistência Social – Cras, tem entrada gratuita e visa promover uma reflexão sobre os impactos antrópicos (causados pelos humanos) sobre os ecossistemas marinhos e as formas de contribuir para saúde dos oceanos e seus habitantes.

Promovida pelo Projeto Iurukuá, vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a iniciativa contará com atividades dinâmicas e interativas, envolvendo os moradores locais. Entre os objetivos da ação está a apresentação da diversidade de tartarugas marinhas brasileiras e as que ocorrem e desovam em Rio das Ostras, além de discutir os impactos da atividade humana nos ecossistemas marinhos, no meio ambiente e possíveis formas de contribuir para a sua conservação.

O professor Vinícius Albano Araújo, coordenador do projeto, destaca a importância da conscientização da comunidade sobre a preservação dos oceanos e seus ecossistemas.

“O Projeto Iurukuá dissemina a Educação Oceânica no estado do Rio de Janeiro, e neste sábado convidamos a comunidade do Jardim Mariléa para uma ação coletiva que possa provocar na população um pertencimento e vontade de contribuir para a preservação dos oceanos. A oficina tem atividades para todas as faixas etárias, com linguagem acessível e inclusiva. Uma oportunidade de compartilharmos ideias sobre mudanças de hábitos que podem contribuir para a natureza”, explica o professor.

A atividade está inserida em uma pesquisa científica do projeto de mestrado do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM-UFRJ) e tem o apoio da Prefeitura de Rio das Ostras por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Julho promete agitar Búzios com programação diversificada

Degusta Búzios 2025 abre inscrições para estabelecimentos gastronômicos até dia 5

Minifloresta é inaugurada no Jardim Guanabara e amplia áreas verdes de Macaé

Projeto propõe linha marítima entre Rio e Maricá com integração ao metrô e VLT

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!