Menu

Cidades

Do lixo ao luxo – 10 anos do Porto da Barra

belli_belli_gastrobar_porto_da_barra_buzios2

Por Sandro Peixoto

Em 2005, ou seja, 11 anos atrás, fui com meu amigo Ademir Taxista recolher  água no canal do Mangue, no Bairro de Manguinhos. O local recebia parte do esgoto do bairro e desembocava na praia. O terreno, ao lado da Associação de Pescadores se resumia a um espaço abandonado com poucos arbustos e muito lixo, nada gerava para a Cidade e tampouco tinha importância ecológica para ser preservado. Muito pelo contrário. Recolhi uma garrafa Pet de água (se é que podíamos chamar aquilo de água) e enviamos para um laboratório de analises no Rio de Janeiro. O resultado foi o esperado: total contaminação por coliformes fecais e outros produtos oriundos de banheiros e pias. O mangue estava morrendo literalmente.

O empresário Clemente Magalhães, junto com sua esposa Adriana Salituro, no entanto, tinha planos grandiosos para o lugar. Fazer um Centro de compras e lazer que resgatasse a Búzios de antigamente. Com lojas pequenas e charmosas, estacionamento e segurança, preservando o meio ambiente e tendo o estilo de Búzios como referência. Convidou o amigo Octavio Raja Gabaglia para fazer o projeto, e o que se viu no final foi um presente para a Cidade.

Mas, antes mesmo de começada a obra, era preciso recuperar o Mangue. Clemente convidou Birinha, eterno líder dos pescadores de Manguinhos, e juntos começaram a plantar mudas de Rhizophora Mangue, nome cientifico daquela arvore de raiz externa e folhagem verde clara.

Um ano depois, onde colhi água suja e fedorenta, assisti a um casal em lua de mel abrir um Champagne no Bar do Mangue. O Porto da Barra é o resultado do empreendedorismo e do amor que o empresário Clemente nutre por Búzios. Poucas pessoas teriam a coragem de investir tanto num lugar como aquele. Só uma pessoa que tem amor pela cidade, que tem prazer em viver aqui, que aprendeu a respeitar os limites e seus costumes poderia fazer algo igual. Uma década depois o lugar se consolidou como ponto turístico, e melhor, está ajudando a melhorar o entorno. O Porto da Barra é a referência arquitetônica de Manguinhos, que cada dia torna-se mais uma opção de quem vem a Búzios.

https://prensadebabel.com.br/index.php/2016/12/02/confira-os-estabelecimentos-que-participam-dos-10-anos-do-porto-da-barra/

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Iate Clube de Búzios elege nova comodoria

Coletivo GRIOT promove cortejo de bloco afro no Canto do Forte, em Cabo Frio neste domingo (26)

Wine in Búzios 2024 anuncia programação do festival

Palestra em Búzios sobre paisagismo urbano e diversidade vegetal da Região dos Lagos