Menu

Cidades

Do-In Antropológico e Cultural

luisa-face-1

 

Luisa Barbosa

luisa-face-1Cultura como tudo aquilo que, no uso de qualquer coisa, se manifesta para além do mero valor de uso. Cultura como aquilo que, em cada objeto que produzimos, transcende o meramente técnico. Cultura como usina de símbolos de um povo. Cultura como conjunto de signos de cada comunidade e de toda a nação. Cultura como o sentido de nossos atos, a soma de nossos gestos, o senso de nossos jeitos. Gilberto Gil, 2004 discurso de posse ao Ministério da Cultura

Sarau de Poesia, oficina de grafite, batalha de rap. Circo! Contação de história, lendas, bordados, poemas, Cine Clube. Curto-circuito, exposição de artistas jovens, adultos, renomados. Bienal de Arte. História de pescador. Patrimônio. Índio, quilombola. Ocupação cultural da Praça Santos Dumont, da Pista de Skate. Artesanato, Feira Livre. Festival de Cinema, de Gastronomia. Intervalo poético no recreio, dança, Clube de Leitura, biblioteca do grêmio estudantil, Feira Black, Teatro de Rua, Música de Rua, Jazz no Barraco, Choro, Círculo de Mulheres que cantam pra Elas e pra lua… a cidade pulsa cultura. Autonomamente. Pulsa.

Gilberto Gil ao assumir o Ministério da Cultura há tempos que parecem tão ideais quanto distantes – apesar de não serem – cunhou o termo “do-in antropológico” para explicar a sua política cultural vinculada à ideia de cidadania cultural. Tal cidadania, que se propunha a ser administrada de forma integrada e sistêmica, teve como princípio essencial estimular o que já existia  de produção cultural no Brasil. “Massagear” os pontos fazedores de cultura para liberar a energia latejante e aprisionada.  Preocupou-se em reconhecer o patrimônio da história e da cultura como a base fundamental para toda a sua ação, preservando os bens que constituem as referências fundamentais para a construção das nossas identidades, ao mesmo tempo em que valorizava e não temia as diferenças. Que nos tornam tão ricos culturalmente quanto somos. A síntese desse projeto se consolidou num dos mais bem sucedidos programas culturais do mundo, reconhecido pela Unesco: o Cultura Viva, que fomentou Pontos de Cultura por todo o Brasil.

O Programa vê esse elemento mutável chamado cultura não (só) como coisa estanque e divina, maneira como – de forma geral – a cultura chamada erudita é apresentada, mas como elemento vivo. Não estimular essa cultura viva, nacional ou local, e enfraquecê-la, faz com que deixemos de aproveitar o melhor do que ela pode nos oferecer: sua diversidade.

A linha é tênue. Uma sinfonia em Dó Maior demora uma vida inteira a ser construída. Uma rima na batalha em estilo livre, poucos segundos, ainda que construída por um acúmulo de experiência, leitura, até gerações. Todas têm beleza. Cada uma no seu quadrante, no seu quadrado. O mundo é vasto. Cabemos todos. No mundo e em nós mesmos. E um dos papéis do Estado – também na esfera Municipal, Estadual ou Federal – é simples. Deixar fluir. Potencializar o que existe. Não confundir interesse privado com o público e valorizar o patrimônio cultural e histórico. Estimular o que já fazemos com prazer e graça. Não atrapalhar. Para permitir florescer com mais perfume, adubo e flor, o jardim que cultivamos anos a fio, com paciência e peregrinação.

 

Agenda do cidade biblioteca 27/11/2016 a 04/12/2016

 

Dom. 27/11

 

Búzios Cine Festival

 

NERUDA – Domingo 27 de novembro 19h

 

Duração: 107 min / 12 anos / Chile, Argentina, França, Espanha, Estados Unidos / 2016

 

Distribuição: Imovision

 

Direção: Pablo Larraín

 

Elenco: Luis Gnecco, Gael García Bernal, Mercedes Morán, Alfredo Castro

 

O CIDADÃO ILUSTRE – Domingo 27 de novembro 21h ( sem legenda)

 

Duração: 118 min / 14 anos / Argentina/Espanha/ 2016

 

Distribuição: Buena Vista International.

 

Direção: Gastón Duprat, Mariano Cohn

 

Elenco: Oscar Martinez, Dady Brieva, Andrea Frigerio

 

Daniel Mantovani (Oscar Martínez), um escritor argentino e vencedor do Prêmio Nobel, radicado há 40 anos na Europa, volta à sua terra natal, ao povoado onde nasceu e que inspirou a maioria de seus livros, para receber o título de Cidadão Ilustre da cidade – um dos únicos prêmios que aceitou receber. No entanto, sua ilustre visita desencadeará uma série de situações complicadas entre ele e o povo local.

 

*senhas distribuídas 1 hora antes do filme

 

Seg. 28/11

 

* 18h Sarau no Lagoa Beach – Rua Vieira Câmara 31 Geribá – preço simbólico cobrado pela entrada R$ 2,00

 

Ter 29/11

 

19h Cinebiblioteca parceria com o Búzios Cine Clube

 

Filme – Quanto Vale ou é por quilo?

 

No Cineteatro da Rasa

 

21h Sarau no Bar Radiola Brazuca – av José Bento ribeiro Dantas, 74 (Sarau organizado pelo Bar)

 

Qua 30/11

 

Noite – Contação de História no ponto de leitura Pescador Rosalvo – Praça Santos Dumont

 

Qui 01/12

 

* tarde Roda de Leitura no Grêmio Recreativo da Cem Braça

 

00h Sarau Erótico no Bar Radiola Brazuca – av José Bento ribeiro Dantas, 74 (Sarau organizado pelo Bar)

 

Sex 02/12

 

* manhã Roda de Leitura no Grêmio Recreativo da Cem Braça

 

*14h Poesia é risco, bordados e poemas na Biblioteca Municipal

 

Sábado 03/12

 

8h às 13h – ponto de leitura e intervenções poéticas

na feira livre da ferradura

 

E vem aí o aniversário de 1 ano do Sarau da Praça! Dia 7/12 – quarta-feira – às 19h

 

*todas as atividades são abertas e gratuitas

 

Área de anexos

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Deputada Marina do MST e Cepro realizam reunião em Rio das Ostras para discutir temas sociais urgentes

Búzios é finalista no prêmio Melhores do ano da gastronomia 2024

Búzios recebe o 3º Encontro de Numismática de 24 a 25 de maio

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos