Menu

Cidades

Diário do fim do mundo por |Sandro Peixoto

Diário de Sandro Peixoto narrando suas impressões sobre os dias pós inicio da Pandemia do covid-19 em Búzios-RJ

Búzios, 21 de março de 2020.

Travessa dos Pescadores com a Turíbio de Farias, centro de Búzios/ Prensa de Babel

Jamais imaginei passar por um momento tão louco. Me sinto no meio de uma guerra mundial onde o inimigo é invisível. Em várias ocasiões temi uma outra guerra mundial entre países. O pesadelo de bombas nucleares caindo na cabeça das pessoas foi quase uma certeza durante os anos de guerra fria entre os Estados Unidos e a extinta União Soviética. Temi até invasões alienígenas.


Estudei e sei que epidemias e pandemias sempre fizeram parte da história da humanidade. Acho até que as maiores tragédias nem sequer foram registradas. Antes da escrita e da dita civilização, certamente os humanóides tiveram lá seus problemas com vírus, bactérias e congêneres.
No entanto, dada a baixa densidade demográfica e das dificuldades de locomoção, é possível imaginar que a letalidade não pode ser comparada como por exemplo no caso da Gripe espanhola (que não era espanhola assim como esse novo Corona vírus não é chinês e sim do planeta) que em1918 contaminou mais de 500 milhões de pessoas( quase 30% da população ) e matou quase 50 milhões em apenas 1 ano.


O novo coronavírus, no entanto, tem potencial para causar um estrago monumental principalmente na economia. A Covid19 ( esse é o nome médico dada a doença causada pelo vírus) causará mais falência que falecimentos. A quebra da economia também causará mortes
Esse é um dilema moral. Como proteger à todos se não podemos parar de produzir comida, combustíveis,água tratada, remédios, etc?


O mundo não pode simplesmente parar por seis meses – seria o ideal- senão morreremos de fome, sede e de outras doenças que aí estão.
A humanidade tem no momento uma oportunidade de rever seus conceitos de civilidade. Tenho sérias dúvidas que se esse vírus não afetasse todos da mesma maneira como a Dengue, por e exemplo, (temos ministros, senadores, deputados, ricos e milionários no mesmo barco) a resposta ao combate não seria tão grande.


Vamos ficar em casa o máximo possível. afinal, ao menos no Brasil, o problema ainda nem começou.

Sandro é articulista e cronista de Búzios e com seu humor peculiar narra sua aventura de ver Búzios de uma forma até então nunca vista/ Prensa

Este é um artigo de opinião de responsabilidade do seu autor e não representa necessariamente a opinião do Jornal.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Búzios abandona “A Cidade Mais Badalada do Brasil” em Favor de “Búzios é Verão o Ano Todo”

TourShop doa 100% das excursões em Búzios para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Aretê Búzios: o golfe como eixo de desenvolvimento turístico e econômico

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos