Menu

Cidades

Conselho de Comunicação entra na pauta da Câmara de Vereadores de Macaé

Foto - Rogério Peccioli
Foto - Rogério Peccioli
Foto – Rogério Peccioli

A Câmara Municipal de Macaé inicia a discussão sobre o Projeto de Lei, de autoria do vereador Marcel Silvano, que cria o Conselho Municipal de Macaé, pauta reapresentada pelo parlamentar desde o seu primeiro mandato, inclusive como indicação ao Executivo, para que este tomasse a iniciativa. O PL foi para a primeira discussão e retornará para a segunda discussão e votação.

Segundo o vereador, a Lei Orgânica do município garante que sem a iniciativa do Executivo, o Legislativo pode elaborar democraticamente e, coletivamente, uma legislação plausível para Macaé nessa pauta. E esta, de acordo com ele, é uma oportunidade de discutir com a sociedade o Conselho de Comunicação.

“Os conselhos municipais têm um importante papel na consolidação da democracia e dos direitos de cidadania. Temos conselho de Saúde, de Assistência, de Educação, diversos conselhos que articulam com sociedade civil e poder público e, em alguns, dependendo da configuração, o empresariado tem parcelas da composição”, explicou Marcel.

O vereador ressalta que a comunicação é um direito de cidadania de todos e que esta precisa ser participativa, acessível à população e avaliada pela sociedade. Seu objetivo é discutir juntamente com o poder público, como a comunicação pública tem atuado por meio de seus informes e veículos institucionais, reivindicando a transparência, menores custos, melhores informações garantidas à sociedade dos seus direitos e dos serviços.

Além disso, conforme destacou o vereador, é uma ferramenta para acompanhar se os portais oficiais que a prefeitura tem utilizado para dialogar estão voltados ou não para fazer propaganda dentro da legislação, de forma institucional.

O conselho de comunicação também tem o papel de discutir a comunicação pública e a comunicação social, que é mais ampla, com os jornais, as rádios, canais de TV, mídias eletrônicas e redes sociais, as quais dialogam com toda sociedade. Essas, conforme esclarece, interferem, influenciam e formam opinião.

“Estamos vivendo um tempo delicado na formulação do que é verdade e do que é ‘fake’, o que é verdade e o que é pós-verdade, já que mentira já é um conceito que ficou por terra. Então como é importante a sociedade participar da comunicação e de como as informações chegam a ela própria, porque o alvo da comunicação social é a sociedade. O que normalmente ouvimos quando levantamos a pauta de regulamentação da comunicação, é que ao invés de querermos criar mecanismos de participação democrática, dizem que queremos fazer controle. Não é isso! Ao contrário, é participar e não é impedir ninguém de falar”, justificou o parlamentar.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Moradores de Manguinhos terão 30 dias para conectar-se à rede de esgoto

‘Queda Livre’, livro sobre a história de Glaidson e Mirelis – faraós dos Bitcoins, vai ser lançado em Cabo Frio

Grupo Bz promove rifa solidária em apoio às vítmas das chuvas no Rio Grande do Sul

Morador de Manguinhos denuncia vazamento de água