Menu

Cidades

Conheça um pouco da nova Superintendente da Igualdade Racial de Cabo Frio

Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

A nova Superintendente da Igualdade Racial de Cabo Frio, Heliamar dos Santos Reis, tem 56 anos, Cabofriense. Estudou na Escola Santa Rita: Ensino Fundamental; no Sagrado Coração de Jesus: Ensino Médio- curso pedagógico – formação de professores; no Ensino Superior: Universidade Estácio de Sá- curso de pedagogia e na pós-graduação: Psicopedagogia Clínica e Institucional: concluindo no final do semestre.

Assim que se formou em professora, Heliamar trabalhou no Rio Janeiro e em Cabo Frio 35 anos na Prefeitura Municipal de Cabo Frio. Na Secretaria de Fazenda foi Coordenadora da Contabilidade, depois em 2002, coordenou o Fundo Municipal de Saúde. Onde teve a oportunidade de fazer vários cursos na área tributária e por último se aposentou pela Secretaria de Cultura.

Ativista do Movimento Negro, Coordenadora do Galpão da Cultura NEGRA-GALCUNE, Vice Presidente da Secretaria Municipal do Movimento Negro do PDT/CF, Vice Presidente da Secretaria Regional do Movimento Negro/RJ.

O Prensa bateu um papo com a pedagoga sobre as suas expectativas com as questões raciais do município, além de discorrer sobre questões sociais que apresentam na cidade. Confira:

O que você pretende fazer de imediato pela igualdade racial?

Bem de imediato, é tomar conhecimento do trabalho já iniciado pela gestão anterior e avaliar a urgência e partir para a aplicabilidade de cada um.

Vejo que em Cabo Frio as pessoas não tem muita opção sobre a história negra, pretende fazer encontros?

Sim. Encontros, Palestras, etc… tudo isso só será possível mediante às questões financeiras e participação da Sociedade.

A questão do racismo é muito forte no Brasil, na cidade não é diferente. Alguma ação será preparada?

Precisamos ter ações, sim, contra o racismo, bem como implementar as orientações da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

A cultura negra é um pouco “esquecida”, teremos ações para promover essa cultura?

Sim sem dúvida, é preciso não só lembrar como também valorizar, através das Escolas, Universidades e o Comércio.

Qual o maior desafio nesse seu início?

Falar de desafio, todos nós somos desafiados por alguma coisa. Outros mais, outros menos. É preciso ter coragem, determinação porque o pior os nossos ancestrais passaram.

Se alguém quiser fazer parte, como faz?

O município tem várias Entidades. Basta participar e ver comprometimento e responsabilidade por parte da Executiva.

Terá algumas ações em escolas de ensino fundamental?

Pretendemos ter ações em parceria com a Sec. Educação. Não só no Ensino Fundamental, como também no Ensino Médio e Universidades, como já participamos em diversas ações enquanto Organização Não Governamental e também em Escolas particulares.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Morador de Manguinhos denuncia vazamento de água

Escola de Artes e Ofícios Zanine em Búzios promove Experiências Criativas para Adultos

Búzios promove terceiro encontro do Seminário Abolição da Escravatura

Angela na Babel – A Coluna da Angela Barroso na Prensa #18