Menu

Cidades

Condenada por insultos racistas, Brigitte Bardot é multada na França

O assessor de imprensa da ex-estrela do cinema, Bruno Jacquelin, também deverá pagar 4 mil euros, cerca de R $25 mil reais, por cumplicidade. Foto reprodução
O assessor de imprensa da ex-estrela do cinema, Bruno Jacquelin, também deverá pagar 4 mil euros, cerca de R $25 mil reais, por cumplicidade. Foto reprodução

Ex-atriz deverá pagar 20 mil euros por chamar habitantes da ilha francesa de Reunião, no Oceano Índico, de “selvagens”

Um tribunal de Saint-Denis, na França, condenou Brigitte Bardot, de 87 anos, por ter praticado insultos racistas. A sentença saiu na quinta-feira (6) e a ex-atriz terá que pagar multa de 20 mil euros (cerca de R$ 128 mil reais) por chamar habitantes da ilha francesa de Reunião, no Oceano Índico, de “selvagens” ao denunciar supostos maus-tratos a animais na localidade. O assessor de imprensa da ex-estrela do cinema, Bruno Jacquelin, também deverá pagar 4 mil euros, cerca de R $25 mil reais, por cumplicidade.

Bardot é uma ativista pelos direitos dos animais e ao escrever uma carta ao governo da ilha, em 2019, se referiu aos moradores como “nativos que ainda têm genes selvagens”. Ela alegou que cães e gatos eram usados como isca na pesca e que cabras e bodes eram decapitados “em festivais indígenas”. A ex-atriz ainda chamou a população de “degenerada, ainda imbuída em tradições ancestrais bárbaras”.

A repercussão atraiu críticas de organizações de direitos humanos, que protocolaram uma queixa-crime contra Bardot. À época, a ministra de Relações Exteriores dos Territórios Ultramarinos do país, Annick Girardin, publicou uma carta aberta à atriz dizendo que “o racismo não é uma opinião, é crime”.

Para a advogada de defesa, Catherine Moissonier, defender animais “é a vida de Brigitte Bardot”. A angústia dos animais “é uma realidade em Reunião”, acrescentou a advogada.

À protagonista do filme “E Deus criou a mulher” está atribuída a apresentação de Búzios ao mundo, quando veio se hospedar no balneário em 1964, para fugir do assédio de repórteres e paparazzis.  A atriz atraiu os olhares de turistas para a península e ganhou uma estátua em bronze, que fica localizada na Orla Bardot e, também, faz referência ao sobrenome da ex-estrela do cinema mundial.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Mais uma ação em Búzios para arrecadar medicamentos para desabrigados no Rio Grande do Sul

Inscrições abertas para Vestibular Cederj 2024

Privilége Búzios é ponto de coleta de doações para o Rio Grande do Sul

TourShop realiza coleta de medicamentos em Búzios para o Rio Grande do Sul