Search
Degradê com CSS

Comitiva do Congo faz visita a projetos importantes em Maricá

Estadia termina nesta quinta-feira (14/03) no restaurante Mauro Alemão
53585866586_dc6682d728_c

A visita da comitiva da República do Congo que passa por Maricá nesta semana teve mais uma etapa nesta quarta-feira (13/03).  O roteiro dos representantes do país africano incluiu a Fazenda Pública Joaquin Piñero, pela manhã, e a Praça Agroecológica de Araçatiba, à tarde. No primeiro local, o grupo conheceu o Projeto Inova Agroecologia Maricá, uma parceria da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), enquanto na segunda visita os congoleses conheceram o sistema de compostagem com os baldinhos do bem, que eles ganharam na passagem pela Fábrica de Desidratados, no dia anterior.

Aimé Blaise Nitoumbi, diretor geral de Parcerias e Desenvolvimento do Ministério da Integração Regional do Congo, afirmou que o grupo está bastante satisfeito com o que viu nesses três dias e elogiou o sistema da praça agroecológica.

“Aqui, pude ver que qualquer cidadão que queira ter um jardim na sua casa, pode vir até aqui, tirar dúvidas, fazer perguntas e porque não levar também mudas para preparar um jardim. Sei que as pessoas aprendem através do exemplo, então, aqui eu vejo que a Prefeitura dá o exemplo para que a população siga fazendo o mesmo. Estamos muito contentes em conhecer os projetos da Prefeitura de Maricá e as várias iniciativas de desenvolvimento comunitário. Nós observamos a relação entre a alimentação escolar e a iniciação da agricultura familiar”, analisou o congolês.

Para Maria Giulia Senezi, que é membro do Programa Mundial de Alimentos da ONU, a pluralidade das iniciativas da cidade vai enriquecer a experiência da comitiva.

“Os comentários da delegação têm sido muito positivos, acredito que eles vão voltarão com muitas inovações. A gente viu aqui uma multiplicidade de políticas públicas para a área de segurança alimentar e nutricional, como por exemplo aqui na Praça Agroecológica. Em tudo isso, podemos ver uma combinação de várias frentes de ação. A mesma coisa se aplica para a fazenda, a gente viu que a fazenda pública também possibilita uma série de aprendizados”, pontuou ela.

A secretária de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Mariana Principe, ressaltou que o fato de Maricá ter sido escolhida para receber essa equipe mostra o potencial da cidade para o mundo.

“Essa visita é de extrema importância porque Maricá está sendo vista. Vai ser uma troca de experiência muito boa. Então é muito importante que a gente esteja mostrando para outros países os projetos exitosos de Maricá”, observou.

As últimas agendas da comitiva na cidade acontecem nesta quinta-feira (14/03), quando o grupo vai conhecer a Escola indígena Guarani Para Poty Nhe’ Ë (às 9 horas) e o restaurante municipal Mauro Alemão, em Inoã (às 12 horas). Em seguida, a equipe viajará para Paraty, na Região da Costa Verde do Rio de Janeiro. A visita à cidade é uma iniciativa do Fundo IBSA (uma cooperação entre Brasil, Índia e África do Sul) e do Programa Mundial de Alimentos da Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Você conhece as Casas da Mulher Buziana? Mais de 100 vagas abertas para cursos gratuitos

Defesa Civil de Rio das Ostras emite alerta de ressaca com risco de alagamentos e ventos fortes

Cortes em camadas, franjas versáteis e estilos curtos ganham força nos cabelos das mulheres em 2025

Justiça mantém suspensão de licença para novo trecho da RJ-102 em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!