Menu

Cidades

Começam as obras de ampliação da Estação de Tratamento de Búzios

esgoto

 

esgoto
As obras já estão em andamento

Entendimento entre Prefeitura e Prolagos elevam o tratamento secundário do esgoto para terciário melhorando o serviço no município

Começou  no dia 28 do último mês as obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de São José, em Búzios. A obra de ampliação é de grande importância para o município porque além de aumentar a capacidade de tratamento do esgoto da cidade irá, de acordo com a concessionaria e a prefeitura, intensificará a qualidade do resultado final que chega aos efluentes.

A lei determina que daqui em diante o tratamento seja secundário, no entanto, a Prefeitura de Búzios informa que após entendimento entre o município e a Prolagos o tratamento na cidade será terciário.

 

 

fotorcreated
Que piadas como essa não tenham  mais como existir em Búzios

Tratamento secundário

Destina-se à remoção de matéria orgânica dissolvida e matéria orgânica em suspensão. A principal característica do tratamento secundário é a inclusão de uma fase biológica, uma vez que a remoção da matéria orgânica ocorre em função de reações bioquímicas, realizadas por microrganismos (bactérias, fungos, entre outros). Os principais tratamentos biológicos de esgoto são:

Lagoas de Estabilização: unidades de tratamento de esgoto cuja construção é simples, baseando-se, principalmente, em movimentos de terra (corte e aterro) e preparação dos taludes. Há diversas variantes de tal unidade como Lagoa Facultativa; Lagoa Anaeróbia; Lagoa Aerada-Facultativa; Lagoa Aerada de Mistura Completa; Lagoa de Decantação; entre outros.

Filtros Biológicos: unidades de tratamento aeróbio que consistem em um tanque preenchido com material grosseiro (pedras, ripas, materiais plásticos, entre outros), sobre o qual o esgoto é aplicado. Na superfície de tal material cresce biomassa, formando uma película microbiana. Dessa forma, conforme o esgoto entra em contato com tal película, a matéria orgânica fica retida tempo suficiente para a sua estabilização. Algumas variantes são: Filtros biológicos de baixa carga; Filtros biológicos de alta carga; biodiscos; entre outros.

Reatores Anaeróbios: Em tratamentos anaeróbios são gerados gases como o metano e o gás carbônico. Há diversas variantes de reatores anaeróbios, sendo os dois mais utilizados o Filtro Anaeróbio e o Reator UASB. O primeiro frequentemente é aplicado para efluentes previamente tratados em tanques sépticos. Este remove a maior parte da matéria orgânica, sendo que o filtro realiza uma remoção complementar de DBO. No segundo, a biomassa cresce dispersa no meio e as bactérias tendem a se aglutinar, formando um meio suporte para outras bactérias. Tal aglutinação favorece o aumento da eficiência do sistema.

 

Tratamento Terciário

Visa remover compostos específicos não biodegradáveis, compostos tóxicos ou, ainda, complementar a remoção de poluentes não biodegradados na etapa secundária. São utilizados, geralmente, processos físico-químicos.

Dessa forma, os níveis de tratamento, bem como sua eficiência, estão associados à remoção de contaminantes da água a fim de adequar o lançamento dos esgotos a uma qualidade desejada ou ao padrão de qualidade exigido pela legislação vigente.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Palestra em Búzios sobre paisagismo urbano e diversidade vegetal da Região dos Lagos  

Megaoperação policial desmantela império do tráfico do Comando Vermelho em Búzios e outras cidades do país

Debate público sobre sustentabilidade terá presença de Marina Silva em Macaé

Búzios inicia vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos