Menu

Cidades

  • Home
  • Destaque 3
  • Cerca de 100 pessoas participam do ato contra a violência no Manoel Corrêa, em Cabo Frio, nesta sexta (6)

Cerca de 100 pessoas participam do ato contra a violência no Manoel Corrêa, em Cabo Frio, nesta sexta (6)

Policiais interromperam Batalha de Rima com disparos de arma de fogo na noite de quinta-feira (6). Foto Prensa
Policiais interromperam Batalha de Rima com disparos de arma de fogo na noite de quinta-feira (6). Foto Prensa

Protesto foi realizado pelos moradores e lideranças comunitárias do bairro

No fim da tarde desta sexta-feira (6), os moradores e lideranças comunitárias do Manoel Corrêa, em Cabo Frio, fizeram um ato contra a violência na quadra da praça do bairro, local onde aconteceu a ação truculenta de policiais militares à Roda Cultural na noite de quinta-feira (5). Cerca de 100 pessoas marcaram presença no protesto.

A programação da Roda Cultural, promovida pelo grupo Batalha do Forte, era uma batalha de rimas, interrompida por policiais armados que efetuarem disparos de arma de fogo contra os participantes e equipamentos de som.  Muitas crianças entre 6 e 12 anos participavam da atividade cultural. O caso gerou indignação na cidade.

Representantes da Prefeitura realizaram uma reunião antes do ato. Foto Prensa.

Um pouco antes de iniciar o ato, um carro de som circulou pelo bairro para convidar os moradores para participar. Uma caixa de som com microfone foi disponibilizada para que os moradores pudessem fazer suas considerações.

O superintendente da Juventude, Marlon Barbosa, e o Felipe Fernandes, da Coordenadoria de Direitos Humanos, estiveram presentes. Eles haviam se reunido com os moradores antes da programação.

Na quadra ainda era possível ver paredes e objetos com perfurações de arma de fogo e projéteis espalhados pelo chão. Dois meninos que participavam do ato, e que estavam no momento da ação violenta dos policiais, relataram a Prensa o medo e correria, mas também disseram que estão “acostumados” com essas intervenções policiais. Quando perguntado sobre o sonho profissional, a resposta foi unânime: rapper. É o projeto social já gerando sonhos e expectativa de um futuro através da música.

No momento da ação da polícia, o computador usado pelo grupo foi quebrado e a comunidade está organizando uma vaquinha on-line para que o projeto seja retomado. A ajuda pode ser de qualquer valor e efetuada por meio do pix: abatalhafoforte@gmail.com. A próxima Roda Cultural está marcada para a próxima terça-feira (10) e eles precisam do equipamento para realizar o evento.

Segundo informações de moradores, os também policiais entraram em uma barbearia do bairro e quebraram objetos de trabalho. Uma vaquinha também será feita para ajudar na reconstrução do local.

Nota de repúdio da Prefeitura de Cabo Frio

A Prefeitura de Cabo Frio emitiu uma nota na tarde desta sexta-feira (6) em que repudiar de forma veemente a ação de policiais militares, e que “apoia a manifestação artística e presta solidariedade aos participantes, que foram reprimidos de maneira covarde pelos agentes de segurança”.

Leia a nota na íntegra:

A Prefeitura de Cabo Frio repudia de forma veemente a ação de policiais militares que estiveram na noite de quinta-feira (5) na Batalha de Rap no bairro Manoel Corrêa. A Prefeitura apoia a manifestação artística e presta solidariedade aos participantes, que foram reprimidos de maneira covarde pelos agentes de segurança.

A ação desses policiais contraria todos os esforços feitos pelo Governo Municipal para garantir o acesso da população jovem à cultura e ao lazer. As imagens demonstram uma atuação truculenta e violenta por parte daqueles que deveriam proteger a população.

Não podemos admitir que famílias inteiras sejam humilhadas e expulsas do espaço público. O disparo de tiros em um ambiente repleto de crianças é uma atitude irresponsável e que não pode ficar impune. O Estado deve garantir a liberdade dos cidadãos e preservar vidas, jamais atentar contra a sua própria população.

Representantes da Prefeitura de Cabo Frio já procuraram os organizadores do evento e se colocaram à disposição para colaborar com a comunidade afetada. O Governo Municipal está em contato com o comando do 25º Batalhão de Polícia Militar, solicitando rigorosa apuração dos fatos ocorridos, para que os responsáveis sejam punidos e para garantir que tal violência não se repita no município.

Saiba mais sobre a ação de violência à Roda Cultural abaixo:

Por Monique Gonçalves e Mariane Siqueira

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Búzios abandona “A Cidade Mais Badalada do Brasil” em Favor de “Búzios é Verão o Ano Todo”

TourShop doa 100% das excursões em Búzios para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Aretê Búzios: o golfe como eixo de desenvolvimento turístico e econômico

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos