Menu

Cidades

Casimiro de Abreu poderá ser oficializada como “Capital da Poesia”

Título aprovado pela Alerj aguarda sanção do governador
A casa onde Casimiro de Abreu, o poeta da saudade, passou sua infância, hoje é um museu dedicado à sua memória. Foto Reprodução Internet
A casa onde Casimiro de Abreu, o poeta da saudade, passou sua infância, hoje é um museu dedicado à sua memória. Foto Reprodução Internet

Depois de muitos anos de luta incansável dos artistas de Casimiro de Abreu, a cidade finalmente poderá ser reconhecida por lei como ‘Capital da Poesia’. O título foi aprovado na sessão de terça-feira (14) da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

A produtora cultural, Paula Campos, uma das pessoas que mais batalhou por essa conquista, destacou a luta dos artistas. “Estamos muito felizes com a notícia. Há dois anos que poetas do Brasil inteiro, todo sábado, leem o manifesto com a missão de transformar Casimiro na Capital da Poesia”, comemorou ela que é idealizadora do Sarau Atemporal, do projeto ‘Viva Casimiro’.

O Projeto de Lei 5.919/2022 é da deputada Adriana Balthazar (PSD), que justifica a realização desses eventos artísticos e turísticos no município como impulsionadores da poesia na cidade, que ganharão ainda mais força com esse reconhecimento.

“Os artistas da cidade fazem diversos eventos para divulgar a marca do município, que é a poesia de Casimiro de Abreu. O símbolo da cidade influencia os moradores poetas, que já pintaram os muros do município com versos de poemas famosos e anônimos. O título, que a cidade já reivindica há anos, vai dar mais força aos eventos para atrair mais turistas e desenvolver o lugar”, afirma Adriana Balthazar.

O presidente do Conselho Regional de Turismo da Costa do Sol, Marco Navega, afirma que Casimiro tem um potencial turístico enorme, com cachoeiras, rios, serra e locais históricos. Segundo ele, o que falta para o município é visibilidade, por isso comemorou a votação do Projeto de Lei na Alerj.

“Casimiro é um tesouro ainda desconhecido, infelizmente. Temos distritos de beleza ímpar, como Barra de São João, que tem um rio com passeios e um polo gastronômico que começou a se desenvolver. A paisagem da cidade é tão bonita, que em diversos pontos estão sendo feitas gravações de novelas por simularem bem as paisagens do Pantanal Mato-grossense”, lembra Navega.
O projeto segue para sanção do governador Claudio Castro. 

Importância histórica e cultural

De importância histórica e cultural, a cidade leva o nome de um dos mais importantes poetas do romantismo brasileiro do século 19: Casimiro José Marques de Abreu. Nascido em Barra de São João, distrito da cidade, em 1839, ele deixou uma das principais obras do movimento artístico, chamada “Meus oito anos”. O prodígio Casimiro morreu jovem, com apenas 21 anos. O poeta é o patrono da cadeira número seis na Academia Brasileira de Letras (ABL).

Bairro modelo

Paula Campos destaca que agora é preciso trabalhar o planejamento rumo ao bairro modelo, que é transformar o bairro Industrial em referência de cultura e outras frentes. Segundo ela, são seis ações prioritárias de planejamento: revitalização com arte nas ruas; jornada Lixo Zero; bem-estar animal; acessibilidade; segurança pública e regularização fundiária.

Quando a revitalização com arte nas ruas, Paula explicou que algumas ruas já receberam o projeto Poesia no Muro, porém, devido a pandemia, a falta de recursos financeiros e a carência de artistas na cidade, faz-se necessário envolver o comércio para que a arte urbana floresça na cidade.

Outra proposta é o Lixo Zero. Por meio de parceria com Simone Seraphim, embaixadora do projeto, está acontecendo compostagem comunitária e apoio à horta. O Pjota Center doou as telas para a composteira. Ricardinho, da Arte Coletiva, tem contribuído com a parte prática.

Quanto ao bem-estar animal, a Associação Amar ofereceu casinhas para os animais residentes no bairro, caso os protetores dos animais do bairro estejam engajados nessa causa.

Na parte de acessibilidade, o objetivo é incentivar a nivelação das calçadas e  nova praça acessível, com lixeiras para coleta seletiva e mural para classificados e informações importantes. Quanto à segurança pública, pretende-se implantar o método Koban (japonês) de Polícia Comunitária, com policiais trabalhando por turno numa base e tem como missão ouvir opiniões dos moradores a respeito da segurança, participar das atividades da população local e garantir a segurança geral. E fechando a lista a regularização fundiária, obtenção de matrícula no Cartório de Registro Geral de Imóveis – RGI.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

TV Maricá entra no ar nesta sexta-feira (10)

Alan Câmara assume Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios

Mais uma ação em Búzios para arrecadar medicamentos para desabrigados no Rio Grande do Sul

Inscrições abertas para Vestibular Cederj 2024