Menu

Cidades

Casimiro de Abreu pode ter tido o primeiro caso de morte por febre amarela do estado

vacina-contra-febre-amarela-confira-perguntas-e-respostas

 

 

casimiro-de-abreu
Casimiro de Abreu é esta  a uma altitude de 17 metros. Sua população estimada em 2008 era de 29 811 habitantes. Município litorâneo, Casimiro de Abreu é um polo de turismo ecológico e rural: rios, cachoeiras e mar são suas grandes atrações, principalmente no distrito de Barra de São João – que faz divisa com o 2º distrito de Cabo Frio. Reparte, com o município vizinho de Silva Jardim, a Reserva Biológica Poço das Antas, que abriga vários animais ameaçados, entre eles o mico-leão-dourado. O nome do município vem de seu ilustre filho, o poeta romântico Casimiro de Abreu (1839-1860). Sua população estimada em 2005 era de 26 243 habitantes, possuindo uma área de 462,98 km². A sede do município localiza-se às margens da rodovia BR-101, principal rodovia do norte do Estado do Rio de Janeiro. está a 44,54 km diistância em linha reta do municipio de Búzios. Foto de Hudson Pontes / Agência O Globo

 

 

A morte de Wátila Santos, de 38 anos, em Casimiro de Abreu, na madrugada do último sábado (11), pode ser o primeiro caso de óbito por febre amarela na região dos Lagos. informações foram confirmadas pela prefeitura da cidade. O resultado do exame, encaminhado ao Laboratório Centro Noel Nutels, no Rio de Janeiro, pode ficar pronto em até dez dias.

Ele deu entrada no Hospital Municipal Angela Maria Simões Menezes na manhã da última  sexta-feira (10) com a pele amarelada, além de dores de cabeça, febre e dor no corpo.  Segundo os médicos da unidade, estes sintomas são comuns em casos de febre amarela e leptospirose. Ele sofreu duas paradas cardíacas e morreu.  Ele era morador da área rural de Casimiro de Abreu.

A Prefeitura de Casimiro de Abreu também disse que fez a notificação do caso à Coordenadoria Estadual de Vigilância de Saúde e pediu urgência no  resultado dos exames.

Por meio de nota, a secretaria de Saúde do Estado (SES) informou no sábado (11) que o Rio de Janeiro será primeiro Estado do país incluído na área de recomendação de vacina contra febre amarela sem  que nenhum caso tenha sido registrado em seu território.  O pedido de inclusão foi feito ao Ministério da Saúde pela Secretaria de Estado de Saúde com o objetivo de expandir a estratégia de vacinação como medida preventiva, que já vem sendo adotada pelo SES em 30 municípios  localizados nas divisas COM minas Gerais e Espirito Santo, estados onde há casos confirmados da doença.

Com a inclusão do Rio de Janeiro na área com indicação para vacinação, o Estado ,estima que toda população, observando as contraindicações, seja imunizada até o fim deste ano. A previsão é de que serão necessárias cerca de 12 milhões de doses  e para a primeira etapa já foram solicitadas 3 milhões de doses ao Ministério da Saúde.

Macaé saiu na frente 

A Prefeitura de Macaé, já disponibilizou nesta segunda-feira (13) 20 mil doses de vacina contra a febre amarela. Segundo a Prefeitura, das 20 mil doses, cinco mil serão encaminhadas para Casimiro de Abreu.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Palestra em Búzios sobre paisagismo urbano e diversidade vegetal da Região dos Lagos  

Megaoperação policial desmantela império do tráfico do Comando Vermelho em Búzios e outras cidades do país

Debate público sobre sustentabilidade terá presença de Marina Silva em Macaé

Búzios inicia vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos