Menu

Cidades

Cabo Frio registra queda de 80% nas vendas do comércio

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Empresários buscam retomada com reabertura do comércio

Mesmo com a queda de 80% nas vendas em todo o comércio de Cabo Frio, o empresariado acredita na reconstrução e retomada dos negócios. A presidente da Associação Comercial, Industrial e Turística de Cabo Frio, Patrícia Cardinot entende que “quem gera dinheiro na cidade não é apenas o turismo. São as empresas no geral”. E para isso, defende a necessidade de uma reconstrução econômica fortalecendo todas as empresas existentes na cidade.

A empresária defende a necessidade de união em torno da economia. “Tivemos queda de 80% até 100% nas vendas, atingindo principalmente os setores de vestuário e prestadores de serviço. Por outro lado, vimos o crescimento nessa pandemia das vendas em farmácia e lojas de produtos de limpeza”, detalha.

Em pesquisa feita pela associação, 30% das empresas locais não retornaram às atividades, sendo que 10% se deve por falta de acordo entre os donos das firmas e os locadores dos imóveis em que estão estabelecidos. “Precisamos chegar a um entendimento, para que todos ganhem”, pontuou a dirigente empresarial.

A ACIA juntamente com associações comerciais de Friburgo e Nova Friburgo realizaram recentemente pesquisa junto ao empresariado e detectaram que, 72% do empresariado cabo-frienses estão incertos do amanhã diante das ações adotadas pela administração municipal, que hora libera e cancela a abertura das atividades comerciais, a cada subida dos casos de Covid-19.

Essa incerteza se reflete também nos índices de empregabilidade. Este ano, em Cabo Frio, foram contratadas 5.062 pessoas. Em contrapartida, as demissões estão na casa das 7.427. Com isso, a cidade contabiliza menos 2.427 postos de trabalho, que impacta significativa na economia, pois com esse desemprego, o efeito dominó se faz presente desde as vendas até no recolhimento de impostos, já que o desempregado não tem dinheiro para gastar ou pagar suas dívidas.

A associação para dar suporte ao empresariado local além de cursos, palestras, tornou-se uma facilitadora em conversações e acordos entre a prefeitura e a classe, assim como junto aos bancos, governos estadual e federal e também ao Sebrae e Firjan.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Advogado e ativista assume coordenação de Clínica de Cannabis Terapêutica em Búzios

Vânia de Brito estreia monólogo em Búzios

”Terra Prometida”, livro de Alba Michele, traz um mergulho nas complexidades das comunidades do Rio de Janeiro

Roda de Samba com Evandro Lino no Pátio Michou