Menu

Cidades

Cabo Frio adere ao ‘Julho Amarelo’ com testagem de Hepatites B e C nesta terça(24)

hepatites b e c

Para marcar o Julho Amarelo, mês de prevenção às hepatites virais, a Secretaria de Saúde de Cabo Frio,  em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES/RJ), promove campanha para testagem da doença nos tipos B e C. A ação acontece nesta terça, dia 24, na Praça do Hospital do Jardim Esperança, das 9h às 16h, e vai contar um uma unidade móvel da Gerência Estadual IST/AIDS e Hepatites virais da SES/RJ com três consultórios. A estimativa é de que sejam realizados 250 testes.

“A hepatite C é uma doença com mais de 90% de cura. Quanto mais precoce for o diagnóstico maior é a chance melhora e menor é a possibilidade de complicações. Com o passar do tempo, a doença se torna crônica e a partir dela o paciente pode desenvolver cirrose e, consequentemente, câncer de fígado”, explicou a médica Aparecida Castorina Monteiro dos Santos, coordenadora do Programa IST/AIDS e Hepatites de Cabo Frio.

Segundo ela, além da testagem haverá aconselhamento pré e pós-teste e todos os pacientes com diagnóstico feito na campanha serão encaminhados para a unidade de referência de Cabo Frio, que é o Hospital-Dia, anexo ao Hospital São José Operário, localizado na Rua Expedicionário da Pátria, em São Cristóvão. Quem quiser fazer o teste pode comparecer na ação na praça munido de documento de identidade com foto e não há necessidade de estar em jejum.

De acordo com Castorina, o Brasil vem sendo considerado um exemplo no que se refere à abordagem às hepatites virais. Em Cabo Frio, foram 39 casos da doença, sendo 24 para o tipo C e 7 para o B em 2016. No ano seguinte, houve uma queda nos índices e a cidade registrou 15 casos de hepatite C e 10 do tipo B. Este ano, até o momento são 2 do tipo C e 1 do tipo B.

No início deste mês, o Ministério da Saúde em parceria com estados e municípios, lançou um plano de erradicação da hepatite C no Brasil até 2030. A proposta pretende simplificar o diagnóstico, ampliar a testagem e fortalecer o atendimento às hepatites virais. O documento vai definir, ainda, as populações prioritárias para tratamento, além de avaliar a incorporação de novas tecnologias.

Segundo dados do MS, atualmente, a hepatite C tem o maior número de notificações dentre todas as hepatites. Em 2017, a taxa de incidência foi de 11,9 casos por cada 100 mil habitantes. São mais de um milhão de pessoas que tiveram contato com o vírus do tipo C, o que representa 0,71% da população brasileira.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Grupo Bz promove rifa solidária em apoio às vítmas das chuvas no Rio Grande do Sul

Morador de Manguinhos denuncia vazamento de água

Escola de Artes e Ofícios Zanine em Búzios promove Experiências Criativas para Adultos

Búzios promove terceiro encontro do Seminário Abolição da Escravatura