Search
Degradê com CSS

Búzios no caminho para se tornar polo regional de reciclagem com nova usina em fase final de instalação

O prefeito Alexandre Martins confirma que a estrutura já está parcialmente em funcionamento e processa podas, entulhos e recicláveis
“Búzios dá um passo importante para o futuro sustentável da cidade. A usina já está funcionando e vai atender também cidades vizinhas”, destacou o prefeito Alexandre Martins em entrevista exclusiva à Prensa. 
Foto - Grupo Prensa de  Babel
“Búzios dá um passo importante para o futuro sustentável da cidade. A usina já está funcionando e vai atender também cidades vizinhas”, destacou o prefeito Alexandre Martins em entrevista exclusiva à Prensa. Foto - Grupo Prensa de Babel

Com a construção em fase acelerada e operação parcial já em curso, Búzios caminha para se tornar um polo regional de reciclagem de resíduos da construção civil e de materiais como vidro, plástico e restos de poda. A nova usina de reciclagem do município, instalada em área estratégica com capacidade de expansão, irá atender também demais municípios.

“A ideia é que a usina tenha estrutura para processar o material recebido das outras cidades. Se a demanda crescer, a empresa terá que ampliar o maquinário. Espaço não falta”, afirmou o prefeito Alexandre Martins.

O projeto, fruto de uma licitação pública com concessão à iniciativa privada, que já está parcialmente em operação. “Já temos funcionando no local o triturador de galhos, que transforma o material de poda em adubo para os nossos jardins. Também já começamos a receber restos de obra, o RCC (resíduo da construção civil), que será triturado e pode virar base para calçamento, por exemplo”, explica o prefeito de Búzios.

A próxima fase da operação inclui a instalação de dez pontos de coleta seletiva distribuídos por bairros estratégicos da cidade. Todo o material recolhido será levado para triagem na usina e encaminhado para reciclagem. Vidros serão moídos e poderão ser utilizados na indústria de frascos ou na construção civil. Plásticos e metais serão separados para reentrada na cadeia produtiva.

A gestão da usina também prevê a integração de cooperativas locais de catadores, que atuarão na triagem e no reaproveitamento dos materiais. Segundo o Executivo, já há negociações com entidades da região para formalizar a parceria.

“Além do adubo, já identificamos também grande volume de madeira, especialmente tocos, que podem ser transformados em lenha. Estamos avaliando todas as possibilidades de aproveitamento”, diz o gestor.

Além da operação logística e de processamento, o contrato com a empresa inclui ações de educação ambiental nas escolas da rede municipal. “Já houve levantamento das unidades e o trabalho de conscientização com os alunos começou. Essa é a primeira etapa do projeto. A segunda, que está em fase de planejamento, é a instalação de uma usina de pirólise, mas isso será anunciado em breve”, revelou o prefeito.

A previsão é que a instalação de todos os equipamentos da usina seja concluída em cerca de três meses.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Chuva provoca danos em hospital de Cabo Frio e força remoção de pacientes

Ação da PM em Búzios prende homem com arma e mais de 40 kg de drogas em acampamento na mata

Jorge Aragão e Alcione são atrações confirmadas no Festival Sesc de Inverno em Búzios

Interdições no trânsito marcam preparativos para o Festival do Camarão na Praia do Siqueira

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!